Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2008 - 10:04

Grupos articulam ações de integração produtiva no Mercosul

Setores Automotivo e de Petróleo e Gás estão no centro das discussões dos grupos.

Acelerar a integração e explorar a complementaridade das economias dos países do Mercosul, de modo a reduzir as assimetrias econômicas existentes no bloco. Com este objetivo, entidades governamentais e representativas do Mercosul sentam-se à mesa nos dias 13 e 14 de março, em São Paulo e Rio de Janeiro, para inaugurar as reuniões executivas de dois programas – o de Integração Produtiva da Cadeia Automotiva do Mercosul e o Programa Mercosul de Fornecedores para o Setor de Petróleo e Gás. Ambos fazem parte das iniciativas de integração produtiva do Mercosul, articuladas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com parceiros nacionais e do bloco. Os governos dos países do Mercosul estiveram diretamente envolvidos na composição dos dois grupos.

No dia 13 de março, na sede do Sindipeças (SP), o Grupo Executivo para a Integração Produtiva da Cadeia Automotiva do Mercosul (GEIPA) se encontra para debater a seguinte pauta: funcionamento do grupo, resultado das visitas às empresas da cadeia automotiva da Argentina, Paraguai e Uruguai, e discussão de propostas de trabalho. O GEIPA é um grupo público-privado que articula e acompanha a implantação de ações para o desenvolvimento da cadeia automotiva no Mercosul. Participam dessa primeira reunião: ABDI, SEBRAE, SENAI, BNDES, CUT, Sindipeças, Anfavea, Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Relações Exteriores (MRE), e as contrapartes públicas e privadas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

No dia 14 de março (sexta-feira), o Programa Mercosul de Desenvolvimento de Fornecedores para o Setor de Petróleo e Gás terá sua primeira reunião na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. Na pauta incluem-se os seguintes pontos: apresentações da Petrobras, seu Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e suas compras e contratações nos países do bloco, entre outros. O objetivo do grupo é promover a articulação aprofundada com a rede de fornecedores do setor de petróleo e gás do Mercosul, para que alcancem padrões internacionais de qualidade, inovação e preço. Estão confirmados representantes da ABDI, Petrobras, Prominp, SEBRAE, ONIP, BNDES, MRE, MDIC e as contrapartes públicas e privadas da Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – incluindo os representantes da Petrobras nestes países. | Site: www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira