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13/03/2008 - 10:17

A BrazilTradeNet: conteúdo para importadores e investidores não-brasileiros

A BrazilTradeNet é o portal de promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores brasileiro e uma das maiores e mais completas redes de informações comerciais da América Latina.

Com abrangente conteúdo em Português, Inglês e Espanhol, a BTN tem por objetivos estimular as exportações brasileiras e atrair investimento direto para o Brasil, podendo ser consultada por empresários de todo o mundo.

O portal oferece acesso rápido, gratuito e seguro; navegação fácil; tecnologia de ponta; e layout agradável.

Para empresários sul-americanos que desejam exportar para o Brasil, o site apresenta, na página inicial, conteúdo especial no link “Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI)”.

Acesso diferenciado a usuários brasileiro e não-brasileiro - Conforme o perfil e o objetivo do usuário, o portal apresenta informações diferenciadas. Assim, na página inicial do site, brasileiros usam o canal “Usuários Brasileiros” para divulgar seus produtos no mercado internacional e buscar informações de seu interesse.

Já importadores e investidores não-brasileiros empregam o canal “Usuários Não-Brasileiros” para informar suas demandas por produtos, localizar exportadores brasileiros e interessados em captar investimento direto estrangeiro, ou acessar outros conteúdos.

Produtos e serviços para o usuário brasileiro - Por meio do site, o empresário brasileiro pode divulgar gratuitamente seus produtos no mercado internacional. Além disso, pode inscrever-se em eventos e em missões empresariais promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores, bem como acessar, entre outros itens, sem qualquer ônus: o maior banco de dados da América Latina de empresas importadoras | . demandas de importação de produtos brasileiros | . pesquisas de mercado | . publicações; informações sobre concorrências públicas internacionais | . dados estatísticos e tarifários | . indicadores sobre países e blocos econômicos | . informações sobre eventos no Brasil e no exterior | . cem perguntas freqüentes nas áreas de exportação e importação; dados de contato dos 57 Setores de Promoção Comercial (Secoms) do Itamaraty, localizados em postos estratégicos em 50 países. Os Secoms destacam-se por apoiar empresas brasileiras em busca de novos mercados e negócios, bem como por promover a participação de empresários em feiras, em missões e em outros eventos | . informações sobre o Programa de Promoção das Exportações para o Sistema das Nações Unidas (PPE-ONU/MRE).

Além disso, o usuário brasileiro ainda dispõe dos seguintes produtos e serviços: Catálogo eletrônico – O BTNshowroom permite ao empresário brasileiro cadastrado no site construir gratuitamente página eletrônica exclusiva de sua empresa, com fotos, descrições e condições de venda de produtos e serviços, em Português, Inglês e Espanhol. O empresário conta também com serviço gratuito de tratamento de imagem e de tradução de textos, para as línguas inglesa e espanhola, de todo o conteúdo inserido na vitrine virtual.

O acesso ao catálogo é feito pelo site www.braziltradenet.gov.br ou pelo endereço http://showroom.braziltradenet.gov.br. O BTNshowroom também é divulgado ao público não-brasileiro pelos postos do Itamaraty no exterior.

Lançado em 1º de dezembro de 2005, o catálogo eletrônico conta com quase 800 empresas cadastradas (janeiro de 2008).

Correio eletrônico – O empresário brasileiro cadastrado no site pode dispor, gratuitamente, do BTNmail, e-mail seguro, rápido e de fácil acesso, com capacidade de armazenamento de 100 MB por caixa postal. 

Publicações especializadas – Lançamentos em mídia impressa e eletrônica na área de Comércio Exterior, dos quais se destacam: Coleção “Como Exportar” – série que reúne as principais informações sobre a comercialização de produtos brasileiros em países específicos ou em mercados integrados, reunindo dados comerciais, econômicos, políticos, culturais e sociais de 58 mercados; “Exportação Passo a Passo” – guia com as principais informações relativas à exportação no Brasil, incluindo as etapas e os procedimentos do processo exportador brasileiro; e “Guia Legal para o Investidor Estrangeiro no Brasil” – publicação direcionada aos interessados em investir no País, incluindo as principais informações sobre o tema, como o sistema jurídico no Brasil, o regime cambial brasileiro, formas de associação etc.

Ferramentas eletrônicas de inteligência comercial.: TradeMap Brasil – a maior base de dados de Comércio Exterior do mundo, com estatísticas do fluxo de comércio de 5.300 produtos em 180 países | . Market Access Map Brasil – informações sobre tarifas alfandegárias e demais medidas de acesso a mercados aplicadas em nível bilateral por 170 países importadores, para produtos exportados por 239 países e territórios | . Product Map – informações de mercado para mais de 5.000 produtos, em 72 áreas; Investment Map – ferramenta direcionada para a atração de investimento direto estrangeiro.

Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas (SIPRI) – Rede de operadores nacionais e estrangeiros do Ministério das Relações Exteriores, cujo objetivo é estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

No País, distribuídas por todo o território nacional, instituições denominadas Pontos Focais atuam na identificação e na divulgação de oportunidades de investimento que surgem no Brasil e no exterior.

No exterior, os Secoms dispõem de técnicos capacitados a facilitar o contato entre empresas brasileiras e locais, bem como a prestar informações sobre economia e ambiente de negócios no Brasil.

Produtos e serviços para o usuário não-brasileiro.: A BrazilTradeNet oferece gratuitamente informações sobre produtos e serviços brasileiros, indicadores econômicos e eventos nacionais e internacionais. Além disso, possibilita acesso a: dados sobre empresas brasileiras exportadoras | . ofertas de exportação brasileiras | . showroom de produtos e serviços brasileiros | . manuais, estudos, periódicos e outras publicações, dentre as quais se destacam o “Guia Legal para o Investidor Estrangeiro no Brasil” e “Como Exportar para o Brasil” | . conteúdo de apoio ao investidor direto estrangeiro – “Investindo no Brasil” –, que inclui: informações sobre investimento direto estrangeiro no País; principais indicadores da economia brasileira; mecanismos de apoio e incentivo a investimento; contatos e dados relativos às 27 unidades da Federação, nas áreas de geografia, economia, infra-estrutura e educação; e publicações de interesse do investidor | . contatos úteis ao empresário, tais como: rede de operadores nacionais e estrangeiros do Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Esse sistema é constituído de 57 Setores de Promoção Comercial (Secoms), localizados em postos estratégicos em 50 países, e de instituições no Brasil denominadas Pontos Focais. Os Secoms auxiliam empresas estrangeiras a investir no Brasil ou a importar produtos e serviços brasileiros. Na América do Sul, os Secoms promovem também exportações para o Brasil | . Câmaras de comércio | . *Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores. || www.braziltradenet.gov.br ou www.braziltradenet.com [ Veja mais no banner lincado ao lado neste Canal ].

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