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13/03/2008 - 10:21

BDP International quer crescer 100% este ano

Subsidiária brasileira faturou mais de US$ 12 milhões em 2007, o incremento está ligado aos novos produtos que a companhia lançou e nas oportunidades do mercado brasileiro.

Estimulada pelo crescimento do mercado petroquímico brasileiro e pela criação de uma área de desembaraço aduaneiro, a BDP International trabalha com metas agressivas para este ano. Segundo seu diretor geral, José Roberto Croce, a companhia pretende incrementar a receita em 100%, em função dos contratos firmados no ano passado. A subsidiária brasileira da multinacional americana faturou mais de US$ 12 milhões no ano passado e obteve um ganho de receita de 35%, muito acima do crescimento da economia do País.

Entre os fatores que contribuíram para o crescimento da empresa no Brasil, estão a estabilidade da economia e um cenário de crescimento internacional para movimentação de cargas que, segundo a empresa, não será afetada pela crise americana. Croce também destaca os investimentos realizados pelo Governo Federal e pela iniciativa privada, como a modernização dos portos e a privatização das rodovias federais. Outra aposta da BDP para o mercado brasileiro é o setor de petróleo e petroquímico, nicho que a empresa é líder global na prestação de serviços. A BDP acompanha com interesse as recentes descobertas no Campo de Tupi e os investimentos crescentes em etanol.

A partir de 2005, a atuação da BDP no Brasil teve foco no setor petroquímico. Atualmente, este segmento responde por 35% do faturamento da companhia. Roberto Croce acredita que vai chegar ao final de 2008 com este setor representando 65% do seu faturamento.

A BDP International opera nos modais marinhos, aéreo e rodoviário. A empresa não investe em ativos fixos, preferindo o modelo de parcerias e tirando proveito de contratos globais com grandes armadores. Cerca de 65% da movimentação da empresa é feita por via marítima, 30% no transporte de carga via aérea e 5% corresponde ao modal rodoviário.

A companhia passou a oferecer ao mercado um serviço completo de gestão de logística e também uma área de projetos, pensando em atender de maneira personalizada seus clientes. Segundo Croce, “para empresas transnacionais, essa divisão permite deixar a gestão dos processos alinhados com as diretrizes da matriz”. Hoje é o produto que mais cresce na BDP, com incremento de 35% em 2007.

Outra atividade que a BDP está apostando é o segmento de desembaraço aduaneiro de importação e exportação no território nacional. A expectativa é de que o serviço contribua para um aumento de 40% no faturamento da companhia já no primeiro ano (iniciado em agosto de 2007).

O forte aquecimento no mercado de importação também é um dos fatores que permitem a BDP sustentar seu crescimento elevado. Até 2006, a compra de mercadorias importadas respondia por 50% dos volumes movimentados, e hoje chega aos 70%. A BDP atende cerca de 850 clientes no Brasil, oferecendo os mais diversificados serviços. Na carteira estão empresas como Exxon Mobil, Akzo Nobel, entre outros. Acaba de firmar contrato de cinco anos com a Dow Química para gestão logística de transportes e desembaraço aduaneiro da companhia. O serviço será no Brasil e na Argentina.

No Brasil, a BDP tem escritórios em Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Santos, Viracopos, Guarulhos e Porto Alegre. A empresa espera abrir escritório próprio também no Rio de Janeiro este ano. A filial brasileira também vai responder pelas operações na Argentina. Hoje o Brasil responde por 48% da receita da empresa na América Latina e tem importância maior em termos de crescimento do que a China, onde a BDP já tem estrutura montada. Globalmente, a BDP opera em 120 países.

O plano de expansão tem impacto sobre a área de recursos humanos da empresa. Em 2006, a companhia contava com 32 funcionários e até o final de 2008 pretende contar com 120 empregados diretos.

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