Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2008 - 10:36

Embaixador da UE diz estar otimista com liberação de fazendas para exportação de carne

Brasília - O embaixador da União Européia no Brasil, João Pacheco, afirmou no dia 12(quarta-feira), que está otimista em relação aos resultados da inspeção das fazendas brasileiras autorizadas a exportar carne para o bloco. Pacheco é o chefe de uma delegação de técnicos que visita propriedades para avaliar se seguem os padrões de qualidade exigidos pelos europeus.

“Minhas expectativas são positivas e tenho confiança de que os resultados dessa indicação possam definir depois novas listas de produtores agrícolas que sejam autorizadas a exportar também para a Europa”, disse em entrevista à TV Brasil.

Depois de suspender a exportação da carne brasileira, a UE liberou a negociação de produtos de 106 fazendas. A comissão de técnicos europeus ficará no Brasil até sexta-feira, quando se reunirá com representantes do Ministério da Agricultura. O relatório da visita só será divulgado após o retorno da delegação à Europa.

O embaixador europeu também comentou os recentes casos de brasileiros impedidos de entrar na Espanha e minimizou o que chamou de “impacto midiático” dos episódios. “Temos regras normais em relação normais aos visitantes;os guardas [da imigração] podem pedir informações sobre onde as pessoas vão, se elas têm meios de subsistência e podem, no caso de as respostas não serem convincentes, barrar a entrada. Isso é normal e acontece em qualquer país”, afirmou.

Pacheco disse estar “convicto” de que os problemas enfrentados pelos brasileiros no aeroportos espanhóis serão “rapidamente resolvidos”. E acrescentou: “Queremos continuar a receber bem os brasileiros na Europa e que os europeus sejam bem recebidos n Brasil também”.

Indagado sobre a posição da UE a respeito da independência do Kosovo, Pacheco afirmou que apesar de posições divergentes entre os países europeus, o bloco econômico “está de portas abertas” para o Kosovo e demais nações da região dos Balcãs.

“A maioria dos países europeus reconhece a independência do Kosovo, já há tempos houve um divórcio de fato entre a região e a Sérvia e que não há como voltar atrás; outros pensam que não devemos encorajar a formação de novos estados. De qualquer maneira, concordam que o Kosovo, a Sérvia e os outros países têm as portas abertas para entrar na União Européia se cumprirem os passos necessários”, apontou. | Por: Luana Lourenço/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira