Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2016 - 07:40

Tecnologia e Internet das Coisas: o que vi em Munique

Que a tecnologia está evoluindo em um compasso sem precedentes, ninguém tem dúvidas! Mas, ainda assim, saltam aos olhos as novidades que vemos ao visitar uma feira de tecnologia fora do Brasil, daqueles eventos para ditarem tendências.

Em novembro, tive a oportunidade de visitar uma dessas feiras, a Electronica, realizada na cidade de Munique, na Alemanha. O evento é considerado uma das maiores, senão a maior, feira mundial de componentes eletrônicos.

Com formato diferenciado, a Electronica não tem stands apresentando produtos acabados. Por lá não se acha a última versão do Iphone ou o mais novo lançamento da Sony. Este é um evento de exposição de partes e peças de pequenos circuitos eletrônicos, que estarão equipando nossas novas aquisições tecnológicas num período de 12 a 24 meses.

Quer alguns exemplos disso? Uma situação que hoje incomoda a todos é a quebra da tela do smartphone. Isso está próximo do fim! Já existe mais de uma empresa produzindo em escala comercial telas LCD e touchscreen flexíveis. Isso mesmo! As telas podem ser dobradas em vários sentidos, quase como se fossem folhas de papel. Tudo aliado à proteção contra água e resistência contra quedas. Parece um sonho, mas, é tudo real!

Outro exemplo é a possibilidade real de economia de até 30% com o custo de cabos elétricos na montagem de redes de iluminação residencial e comercial. O que substitui o conjunto lâmpada/apagador tradicional por um modelo de acionamento sem fio, com baixo consumo de energia e baixo custo. Isso é um exemplo de prática de IOT (Internet das Coisas).

Por falar em IOT, nada irá ficar imune a essa nova onda. São propostas de conectar animais, plantações, maquinário e tudo que se tem no campo, formando as smart farms, ou interligar as peças do mobiliário urbano, tal como ponto de ônibus, semáforo, radares, placas de sinalização, medidores de água/energia/gás etc..., formando assim as smart citys. Obviamente interligará os processos produtivos formando a IOI (internet das coisas), também conhecida como Indústria 4.0.

Na semana de novembro em que fui à Alemanha visitar a feira Electronica, foi possível visualizar casos reais de aplicações para toda essa ‘sopa de letrinhas tecnológica’. Muitos deles são amplamente aplicáveis em nosso dia a dia e não irão demorar muito para estarem disponíveis nas prateleiras das lojas ou em seu marktplace preferido.

. Por: Hudson Carvalho, CEO da CH Tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira