Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/12/2016 - 08:02

É possível fazer distribuição desproporcional de lucros nas empresas limitadas

Uma das características da sociedade limitada é que as relações entre os sócios podem estar pautadas nas disposições de suas vontades. Ou seja, sendo a sociedade limitada contratual (não institucional), a margem para negociações entre os sócios é maior.

Nesse aspecto, o artigo 1.007 do Código Civil Brasileiro permite que os sócios da sociedade limitada contratem a proporção que caberá a cada um na distribuição dos lucros, não havendo necessidade de ser proporcional às cotas dos sócios.

Com a ajuda de Amal Nasrallah, advogada tributarista e autora do Blog ‘Tributário nos Bastidores’, vamos entender um pouco mais sobre o tema: De fato, dispõe o artigo 1.007 mencionado, que “salvo estipulação em contrário, o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas (…)”.

Dessa forma, o Código Civil aceita e legitima a distribuição desproporcional à participação de cada sócio no capital social, desde que todos recebam parcela do lucro. Importante lembrar que esse lucro é isento de tributação.

A norma consta no capítulo relacionado às sociedades simples e se aplica também às sociedades limitadas, uma vez que (i) na falta de normas que disciplinem a sociedade limitada, aplicam-se àquelas das sociedades simples e (ii) na falta de normas das sociedades limitadas e das simples, o contrato social poderá prever a aplicação supletiva da Lei nº 6.404/76 (Lei das SA), conforme art. 1.053 do Código Civil.

Sendo assim, na sociedade limitada, a política de distribuição dos lucros pode ser transacionada de acordo com a vontade dos sócios, preferencialmente, por meio de cláusula do contrato social. Isso evita questionamentos ainda mais se o contrato social eleger a aplicação supletiva da Lei das SA, que contém o instituto do dividendo mínimo obrigatório (art. 202, §2º).

Além disso, Departamento Nacional do Registro do Comércio (“DNRC”) deixa claro que concorda com a estipulação livre dos sócios sobre a distribuição dos lucros na limitada, por força do artigo 997, VII do Código Civil que estabelece: “a sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas”.

Nesse aspecto, a Receita Federal já emitiu solução de consulta (Solução de Consulta Disit 6 – nº 46 de 24 de Maio de 2010) mencionando que: “Estão abrangidos pela isenção os lucros distribuídos aos sócios de forma desproporcional à sua participação no capital social, desde que tal distribuição esteja devidamente estipulada pelas partes no contrato social, em conformidade com a legislação societária”.

Na mesma solução de consulta, ficou consignado que não incide a contribuição previdenciária sobre os lucros distribuídos aos sócios “quando houver discriminação entre a remuneração decorrente do trabalho (pro labore) e a proveniente do capital social (lucro) e tratar-se de resultado já apurado por meio de demonstração do resultado do exercício- DRE” e que, também “estão abrangidos pela não incidência os lucros distribuídos aos sócios de forma desproporcional à sua participação no capital social, desde que tal distribuição esteja devidamente estipulada pelas partes no contrato social, em conformidade com a legislação societária”| http://tributarionosbastidores.com.br.

Amal Nasrallah —Advogada tributarista, sócia do escritório Nasrallah Advocacia, atua no consultivo e contencioso administrativo e judicial?.? ?F?ormada pela PUC/SP, com pós?-??graduação em direito tributário (IBET/USP),? é? ?i?ntegrante da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SP? e? ?m?embro do IBDT – Instituto Brasileiro de Direito Tributário. Tem vários artigos publicados em livros e revistas especializadas. Apresentou diversos trabalhos em Congressos de Direito Tributário?.? Amal também é conselheira do CEOlab, uma mentoria multidisciplinar para CEOs, empreendedores e executivos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira