Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2008 - 10:02

Mês internacional de conscientização sobre câncer do intestino mobiliza países da América Latina e cinco capitais brasileiras

Campanha com iniciativa de entidades não-governamentais pretende chamar atenção da sociedade para um dos cânceres mais comuns, desconhecidos e preveníveis.

No próximo dia 19, o Brasil e diversos países da América Latina estarão engajados numa campanha internacional de conscientização do câncer de intestino. Serão cinco capitais brasileiras mobilizadas em torno da educação sobre prevenção, detecção precoce e tratamento do quarto tipo de câncer mais comum no mundo, porém, ainda pouco conhecido devido à desinformação, preconceito e muito tabu.

Caracterizada pela prestação de serviços à população por meio da distribuição de material informativo e orientação médica, no Brasil, a campanha será realizada em São Paulo, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. Nessas duas últimas capitais, a conscientização será simbolizada pela iluminação com a cor oficial da luta mundial contra o câncer de intestino, o verde, de dois cartões-postais: o Cristo Redentor e a Estufa do Jardim Botânico, respectivamente.

Nas outras três capitais brasileiras, a ação será realizada em parques públicos, no dia 19 das 6h30 às 16h, nos seguintes locais: Pq do Ibirapuera/São Paulo, Jardim de Alá/Salvador e Parque Sarah Kubitschek/Brasília, com auxilio de nutricionistas, oncologistas que darão dicas de alimentação saudável, diagnósticos, sintomas, prevenção e tratamentos da doença.

A campanha é uma realização das ONG´s ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino) e a ABCâncer (Associação Brasileira do Câncer), e tem o apoio do Laboratório Roche.

Segundo estimativas do INCa (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer acometerá mais de 27 mil pessoas, em 2008, somente no Brasil. Argentina, Chile, Costa Rica e outros seis países da América Latina também participam da ação de conscientização sobre o câncer de intestino.

As pessoas podem obter mais informações sobre a campanha e a doença no site www.combateaocancerdeintestino.com.br.

A doença - O câncer de intestino, também chamado de tumor do cólon/reto ou câncer colorretal, desenvolve-se geralmente a partir de lesões que crescem na parede do intestino, e evoluem para câncer com o passar do tempo. Os principais fatores de risco da doença são alimentação rica em gorduras com muitas calorias e pobre em fibras, ter parente de primeiro grau com câncer de intestino, ser fumantes, entre outros.

As estimativas de incidência de câncer no Brasil para 2008, publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer, INCa, apontam a doença como um dos tumores malignos mais freqüentes entre a população com mais de 27 mil novos casos diagnosticados por ano.

Combate ao câncer colorretal - Com o avanço da medicina, novos medicamentos são incorporados ao tratamento, aumentando significativamente a sobrevida e qualidade de vida dos portadores deste tipo de tumor. Medicamentos como a quimioterapia oral inteligente possui uma baixa toxicidade, reduz os efeitos colaterais, típicos das quimioterapias intravenosas e, comprovadamente oferece maior eficácia no combate da doença.

Contudo, vale salientar que o mais recente e impactante avanço obtido nos últimos tempos, foi a possibilidade de eliminar o fornecimento de nutrientes e oxigênio das células cancerígenas, com isso, “matando o tumor de fome”. Trata-se do mecanismo de ação denominado de antiangiogênese.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira