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22/12/2016 - 08:06

Na TI, o melhor Pós-Venda é que define o vencedor

O Pós-Venda é sinônimo de uma pré-venda para a próxima negociação. É sob este mantra que as empresas trabalham, e que também é um dos principais desafios, principalmente para as companhias setor de Tecnologia da Informação. A valorização do cliente deve estar acima de tudo e o objetivo deve ser abrir portas para futuras oportunidades, estreitar relações e fidelizá-lo.

É no Pós-Venda que a empresa de Tecnologia irá obter informações sobre a experiência do cliente com a solução. E experiência é tudo. Com o conhecimento adquirido durante o processo de implantação da ferramenta, é possível saber se ela atendeu as expectativas dos usuários e quais quesitos deixou a desejar. É neste ponto que sairá o embasamento para criar inovações na TI, que serão vendidas pelo Comercial, tornando mais eficiente o produto e atendendo da melhor maneiras as demandas percebidas.

O Suporte é fator fundamental que define um Pós-Venda bem-sucedido. Não é preciso dizer que é para lá que o cliente corre toda vez que ocorre algum problema de utilização e é esta área que vai escutá-lo, entender suas dificuldades e, claro, auxiliar na resolução. O segredo é transmitir segurança, mostrando o quanto a assistência tem valor e que poderá contar com toda equipe e estrutura da empresa quando, como e onde for necessário.

Munida destas informações, a empresa de Tecnologia terá um norte para desenvolver novas soluções que atenderão diferentes demandas constatadas ao longo da implantação, melhorando a eficiência da usabilidade. É no Pós-Venda que será possível identificar também o que está dando certo e melhorar ainda mais o atendimento e a experiência do usuário.

Para isto ocorrer, integração é o ingrediente fundamental que irá catalisar a fórmula para criação de novos produtos e serviços. O Pós-Venda e o Suporte precisam estar em sincronia com os demais canais da empresa, principalmente com o Marketing, criando um canal de diálogo para planejar estratégias de construção de imagem, divulgação e reforço de cada produto e da marca toda junto aos clientes e prospects.

O principal foco é, e sempre será, resolver o problema do cliente, o que consequentemente resulta na melhoria dos processos internos e qualificação da ferramenta junto ao mercado. As novas vendas e manutenção dos clientes satisfeitos são pilares fundamentais para quem quer crescer, principalmente em um cenário econômico hostil que enfrentamos. É na venda que a partida começa, mas é o Pós-Venda que define vencedor do jogo.

. Por: Grasiela Tesser, Gerente Comercial e de Marketing da NL Informática.

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