Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2016 - 07:07

Temporada de chuvas exige cuidado com a rede elétrica


País é um dos recordistas mundiais em incidência de raios, o que torna imprescindível a adoção de medidas preventivas. Dispositivos Protetores contra Surtos (DPS) protegem não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia

O verão costuma ser a estação mais aguardada do ano, mas traz consigo as tempestades tropicais e uma preocupação extra: os cuidados com a rede elétrica. Estima-se que 50 milhões de raios atinjam o solo brasileiro a cada ano, o que configura o país como um recordista mundial de descargas atmosféricas. Quando um raio atinge a rede elétrica despeja uma descarga elétrica muito superior à capacidade dos fios e cabos e também dos equipamentos, podendo danificar os aparelhos.

É importante saber que o para-raios não protege equipamentos conectados à rede elétrica. O sistema resguarda a estrutura do edifício e, indiretamente, os moradores contra as descargas elétricas no momento da queda de um raio. Por isso, além do para-raios, é preciso avaliar também se a instalação do sistema de aterramento do imóvel está correta.

Como funciona um DPS — Para entender como age um DPS é importante compreender o que ocorre quando um raio cai em determinado local. Ao cair, o raio gera um campo eletromagnético que irradia pelo ambiente, induzindo uma alta tensão nos condutores elétricos ou de sinal — concessionária, telefonia, TV a cabo, etc. Parte desta tensão é escoada para a terra e parte entra na instalação elétrica.

O DPS reduz o efeito da corrente, evitando assim a queima de equipamentos, e protege aparelhos eletrônicos também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia, e o liga-desliga de grandes máquinas conectadas à mesma rede elétrica, como elevadores e aparelhos de ar condicionado.

A Tramontina Eletrik oferece DPS com um posto (25 KA) e dois postos (40 KA). Ambos mantêm o mesmo espaço de um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica no quadro de distribuição de energia da residência, escritório ou indústria.

Perfil Tramontina Eletrik — Em 2016 a Tramontina Eletrik completa 40 anos de experiência no desenvolvimento e produção de uma ampla gama de produtos que traz segurança, qualidade e praticidade para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Sediada na cidade de Carlos Barbosa (RS), seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.

A estrutura do Grupo Tramontina, do qual faz parte, garante que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

O ano de 2016 será marcante para a Tramontina Eletrik não somente pelas quatro décadas de atividades, mas também pela ampliação seu portfólio, com o lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como duchas, disjuntores e quadros de distribuição. | www.tramontina.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira