Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2008 - 10:44

Delegado da ODEPA ressalta capacidade do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016

“Sem dúvida, o excelente trabalho feito no Rio 2007 é um degrau importante na candidatura para 2016. O padrão olímpico adotado nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 demonstra os acertos de uma organização impecável, que colocam o Rio de Janeiro no patamar das cidades mais fortes do mundo em termos olímpicos”. Foi o que afirmou nesta quinta-feira, dia 13, Ramon Zubizarreta, presidente do Comitê Olímpico do Paraguai e membro da Comissão de Coordenação da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA) e que está no Rio de Janeiro representando o presidente da entidade, o mexicano Mario Vazquez Raña, no Seminário de Transferência de Conhecimento Rio 2007, conhecido internacionalmente como Debriefing.

Até sábado, último dia do evento, o seminário será voltado para representantes de Comitês Organizadores de Eventos Multiesportivos nas Américas. Entre os participantes está o Diretor do Comitê Organizador dos XVI Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, Horácio de La Veja Flores. Também participam do Debriefing Rio 2007 representantes dos Comitês Organizadores dos Jogos Centro-americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico); Jogos Sul-americanos Medellín 2010 (Colômbia); Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (Índia). O objetivo é acumular informações e experiências do Rio 2007 e colocar os ensinamentos em prática nos seus respectivos países.

“O dia a dia do Comitê Organizador de um evento de grande porte é muito atribulado e difícil e nossa grande virtude foi saber superar os obstáculos. Este foi o principal motivo do sucesso do Rio 2007”, avaliou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-RIO). “Antes dos Jogos Pan-americanos o Rio era visto como uma cidade com potencial de crescimento em vários setores. Depois do Rio 2007, ficou comprovada a capacidade para organizar e realizar grandes eventos”, concluiu, exaltando a importância do Debriefing para transmitir as experiências adquiridas.

A capacitação cada vez maior exigida para realizar grandes competições é outro ponto de destaque para a organização do Rio 2007. Segundo Ramón Zubizarreta, que visitou a cidade por diversas vezes antes dos Jogos, o trabalho feito no Rio de Janeiro foi exemplar. “Os que participam deste Debriefing terão a oportunidade de receber os conhecimentos daqueles que realizaram a maior e melhor edição dos Jogos Pan-americanos da história”, afirmou.

Na opinião de Horácio de La Veja Flores, o legado deixado pelo Rio 2007 credencia o Brasil para novas conquistas, como a da candidatura olímpica para 2016. “Estive no Rio de Janeiro durante os Jogos Pan-americanos e pude presenciar a excelência de serviços apresentada pelos organizadores. Isso serve como incentivo para o sonho do Rio 2016”, afirmou o diretor de Guadalajara 2011.| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira