Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2008 - 10:53

CESP prevê necessidade de abertura de vertedouros na bacia do rio Paraná

As chuvas ocorridas no mês de fevereiro e início de março, decorrentes do fenômeno meteorológico ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que causaram enormes áreas de instabilidade na região Sudeste, principalmente sobre as bacias dos rios Grande, Paranaíba, Tietê e Alto Paraná, resultaram em aumento de afluências nos reservatórios. A distribuição das chuvas não foi homogênea levando a recuperação mais acentuada do armazenamento em alguns reservatórios como São Simão e Promissão, que ficam a montante de Ilha Solteira e Três Irmãos. Com a proximidade de atingir sua capacidade máxima normal de armazenamento esses reservatórios tiveram que aumentar suas vazões liberadas, com abertura de vertedouros.

Devido ao aumento de vazões que chegam aos reservatórios e os níveis atuais de armazenamento em Ilha Solteira/Três Irmãos (94%), a Companhia Energética de São Paulo (CESP) está prevendo para esta semana o início de vertimentos nas suas usinas da bacia do rio Paraná. Nesse primeiro momento, o vertimento será pequeno e não há perspectivas de maiores vertimentos nas próximas semanas. Haverá um aumento da vazão turbinada na Usina Ilha Solteira e a abertura de comportas deve começar pelas usinas Jupiá e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) que ficam abaixo de Ilha e operam a fio d´água, isto é, não tem capacidade de acumulação – o volume de água que chega tem que ser igual ao que sai.

Num segundo momento, pode ser aberto o vertedouro da Usina Ilha Solteira. Toda a operação é feita pela CESP de acordo com a legislação vigente; com os procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com os estudos de controle de cheias, homologados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Operação em cascata - Como alguns reservatórios na bacia do rio Paraná atingiram sua capacidade máxima de armazenamento, já estão ocorrendo vertimentos que afluem para o reservatório de Ilha Solteira aproximando do seu volume máximo normal. Nesta condição os reservatórios cheios precisam evitar que os níveis máximos normais sejam ultrapassados e eventualmente precisam buscar reduzir os armazenamentos para restabelecer capacidade de amortecimento de possíveis ondas de cheias. Esse controle de níveis é feito maximizando as vazões turbinadas e complementando com a abertura dos vertedouros.

Outra situação ocorre com as usinas como Jupiá (40 km abaixo de Ilha) e Porto Primavera (250 km abaixo de Jupiá) que operam a fio d´água e nas condições atuais dos reservatórios na bacia, se houver necessidade de parar alguma unidade geradora para manutenção nessas usinas, será preciso compensar a vazão que passaria por aquela turbina com a abertura de comportas. Nesse caso, a CESP reforça a informação de que o aumento de vazão é mínimo e só é percebido porque as comportas são abertas.

Informações para população - Para garantir que as comunidades localizadas no entorno dos reservatórios da CESP tenham acesso aos dados referentes ao controle de cheias, a CESP mantém vários serviços gratuitos para informações. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas por dia pelo telefone 0800-647-9001. O Telecheia fornece dados de níveis e vazões dos reservatórios da Empresa. Informações também podem ser obtidas pelo site da CESP, www.cesp.com.br, por meio do link Operação de Reservatórios, atualizado diariamente. Há também um email especial, o [email protected].

O Boletim Informativo de Vazões (BIV), que circula durante o período de controle de cheias ainda não será inicializado, pois estes pequenos aumentos de vazões na calha principal do rio não sugerem necessidade de mobilização da defesa civil. Dados estatísticos das usinas, como níveis e vazões, chuvas; apresentação da palestra de controle de cheias; dados sobre o Comitê de Gestão de Cheias, operação de controle de cheias e Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm), entre outros, são informações disponíveis no site da empresa.

Palestras - As ações da CESP para o esclarecimento da população da região da bacia do rio Paraná incluem a realização de palestras sobre o plano de trabalho da Companhia para o período chuvoso, direcionadas para órgãos públicos como Defesa Civil, promotorias de Justiça, Polícia Ambiental, professores da rede escolar pública, ONG’s e imprensa regional. Nessas palestras, além do repasse de informações, há exibição de vídeos e distribuição de material informativo sobre o trabalho da CESP em relação ao controle de cheias.

Nas palestras realizadas no ano passado, entre 27 de novembro e 7 de dezembro, a Empresa promoveu também a distribuição de folheto da campanha de combate à dengue. A área de influência da CESP na região totaliza 70 municípios, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e uma população de cerca de 2 milhões de pessoas.

Bacia do Paraíba do Sul - A CESP não prevê a necessidade de iniciar o vertimento nas duas usinas localizadas na bacia do rio Paraíba do Sul – Paraibuna e Jaguari, que estão com capacidade de armazenamento em 51% e 67%, respectivamente.| www. cesp.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira