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03/01/2017 - 07:58

Cinco itens para entender de vez o pagamento digital.

Se esquecer a carteira em casa durante uma compra no supermercado ou no restaurante é motivo de arrepio, em um futuro próximo isso não será mais problema – e talvez a própria carteira como a conhecemos deixará de existir. Os meios de pagamentos digitais já são uma realidade e se popularizam em todo o mundo. Na Suécia, por exemplo, a expectativa é que cédulas e moedas saiam de circulação até 2030. Contudo, como toda novidade, o hábito ainda suscita dúvidas e receios nos empresários brasileiros. Confira cinco pontos essenciais para entender este modelo:

1. A experiência de compra não pode ter atrito — O principal benefício do pagamento digital é transmitir mais segurança e facilitar a jornada de compra do usuário. Afinal, como o pagamento pode ser feito no próprio aplicativo ou pela simples aproximação entre dois gadgets, os dados bancários do consumidor não serão compartilhados com outras pessoas e a finalização de compra será muito mais rápida e eficiente.

2. Adequação à nova demanda — Cedo ou tarde o empresário vai ter que aceitar os meios de pagamentos digitais. Estimativas do mercado mostram que, em cinco anos, 70% das compras no varejo físico serão influenciadas e efetivas no mundo online. Assim, aceitar essa nova modalidade é uma forma para oferecer vantagens aos clientes atuais e se aproximar de consumidores adeptos dessas tecnologias.

3. Mercado nacional ainda pede diferentes opções de pagamentos — Por mais que o dinheiro eletrônico ganhe espaço no mercado de pagamentos, é precipitado abandonar as cédulas e moedas. Por ter um território continental e diferentes peculiaridades regionais, ainda há centros importantes que possuem crediário forte e alta circulação de dinheiro físico – seja pelo costume da população ou dificuldade de acesso aos serviços bancários. O ideal é justamente dar mais opções aos consumidores no momento de finalizar a transação.

4. Crise abre espaço para inovação e soluções — A instabilidade econômica enfrentada pelo Brasil nos últimos meses faz com que os empresários busquem métodos para retomar o crescimento e aumentar as vendas. É uma excelente oportunidade para implementar soluções que facilitam a transação e melhorem a experiência de compra.

5. Gestão financeira exige atenção e cuidado — As tecnologias voltadas para a gestão financeira não acompanham a mesma velocidade de evolução das soluções digitais de meios de pagamento. Atualmente, três desafios devem ser superados: a popularização dos meios digitais, os serviços de conciliação, auditoria e contabilização e a segurança das transações. Isso explica, em partes, o surgimento das fintechs, que preenchem lacunas e oferecem ferramentas que auxiliam a operação do negócio.

. Por: Fabricio Costa, diretor de novos negócios na Equals, empresa especialista em gestão e conciliação de vendas com cartões de crédito e débito, boletos e outros meios de pagamentos online.

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