Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/01/2017 - 06:52

Novo ano, velhas promessas

Você já parou para pensar que ao iniciar de cada novo ano, renovamos nossos desejos e promessas, algumas inclusive já feitas e não cumpridas em anos anteriores? Uma dessas envolve levar uma vida mais ativa, começando um programa de atividades físicas, seja na academia, no parque ou no próprio condomínio.

Se você não se sentiu caracterizado neste perfil, certamente conhece alguém que se enquadre. Afinal, o ano novo, o Carnaval e o verão são algumas das justificativas utilizadas há décadas nessa época como um estímulo para cuidar melhor da saúde. Essas motivações, também ano após ano, infelizmente, não passam de um empurro sazonal.

Por qual razão, então, esses estímulos não conseguem ser definitivos para que essas pessoas – com raras exceções - mudem de vez seus hábitos e levem uma vida mais sadia e mais ativa?

A explicação é simples e está no fato de que tais motivações têm validade curta. Terminam junto com o final do verão ou até mesmo antes, ao final do Carnaval.

O ano, entretanto, segue e, sem estímulo, muitos voltam ao perigoso sedentarismo. A grande verdade é que o tipo de incentivo para transformar essa promessa de início de ano em real mudança de estilo de vida não deve vir de justificativas supérfluas e passageiras. Para essa profunda mudança, é preciso algo mais importante.

Pois bem, motivos assim tão relevantes não faltam. O vasto acesso à informação é um deles. Basta acompanhar as mais diversas reportagens e estudos divulgados que mostram e comprovam os inúmeros benefícios trazidos pelo movimento, pela prática regular de exercícios físicos.

Todo esse material revela o poder de uma vida ativa no combate às mais diversas doenças, inclusive no combate à depressão. E com tanta informação em circulação, não se pode acreditar que há quem ainda hoje consiga viver sem se exercitar.

Vale ressaltar que, para muitos, essas informações passam desapercebidas, quando, na verdade, deveriam ser absorvidas com a mesma atenção e empenho com a qual armazenamos conhecimento sobre temas igualmente relevantes, como o uso consciente da água. Sua saúde merece o mesmo cuidado.

A preguiça não pode servir como justificativa para que alguém seja ‘ignorante’ em relação à saúde. A atividade física deve fazer parte da vida de todos para sempre, com a simples justificativa de que a mesma é essencial para a saúde.

Falta de tempo e de local também não servem mais como desculpa. Se não tem condições ou não gosta de se exercitar em academia, que seja no clube, no próprio condomínio ou no parque. Ou seja, ainda, durante o trajeto de ida ou regresso do trabalho – descendo um ponto ou uma estação antes para complementar o trajeto a pé; substituindo elevador e escadas rolantes por escadas fixas.

O importante, para não dizer obrigatório, é incluir os exercícios no dia a dia. Certamente, você é uma pessoa educada e bem informada sobre esse tema. E isso já deve deixá-lo animado para uma vida mais ativa. Aproveite o início de mais um ano para fazer dessa promessa uma verdadeira transformação de vida.

. Por: Cristiano Parente, professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira