Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2008 - 11:16

Through Their Eyes: Mulheres na linha de frente na guerra do Iraque

Nos dias 15 e 16 de março, a CNN International transmite especial de uma hora que mostrará a história de vida de oito mulheres que vivem e lutam no Iraque

No Iraque, território onde seqüestros, bombas e violência partidária prevalecem, é a minoria da população, as mulheres, que assumem a pesada carga de tentar evitar a fragmentação das famílias enfrentando as maiores dificuldades.

No programa especial Through Their Eyes, a correspondente internacional da CNN, baseada em Bagdá, Arwa Damon, irá se aproximar das mulheres que vivem na linha de frente na guerra do Iraque para mostrar histórias de sobrevivência, desilusões e determinação.

Para registrar a realidade do dia-a-dia de dessas oito mulheres que vivem em um dos lugares mais perigosos do mundo na atualidade, a CNN forneceu câmeras a cada uma dela para que os telespectadores tivessem acesso, além de uma visão franca e realista, da vida e realidade em que essas mulheres vivem em um país assolado pela violência. "Em alguns casos apresentados, ocultamos os rostos porque, o simples fato de contarem suas historias poderia significar para algumas delas uma sentença de morte", comenta Damon.

A CNN, que foi a primeira equipe de televisão a entrar na prisão de mulheres de al-Kadhimiya desde o início da Guerra, quase cinco anos atrás, foi ao encontro de Samar, cuja história era a mais desesperadora dentre todas as prisioneiras. Ela está no corredor da morte há mais de três anos por um delito que diz não ter cometido. Relata que foi torturada pela policia, que a fez confessar sua participação no assassinato de três familiares, mas que ela afirma ter sido cometido por seu noivo, que nunca foi capturado. "Eu não sou como as outras meninas. Algumas delas não querem nem conversar comigo… Se sentem tristes pela minha sentença de morte” revela Samar. "Eu não durmo às quartas-feiras. Fico de pé desde a manhã até a noite, porque esse é o dia das execuções, por isso estou assustada, esperando, até que o dia termine”.

Sua família continua apelando, mas é derrotada em cada tentativa, o que significa que Samar será levada a morte.

Outra história apresentada no especial é a da médica pediatra, Eaman. Sua profissão a faz viver separado de seu filho de oito anos de idade para protegê-lo daqueles que maltratam os médicos por “fazerem dinheiro”. Mesmo com esta preocupação, o filho de Eaman foi empurrado acidentalmente em uma fogueira na escola, provocando queimaduras de terceiro grau em várias partes de seu corpo e deixando seqüelas. “Não sei o futuro do meu filho. Como vai viver? Como irá se sustentar? Mas, lamentavelmente, esta é a nossa vida e isto é o que a guerra nos deixou", manifiesta a Dra Eaman. "Iraque é a minha vida, meu país. Estou trabalhando para um Iraque melhor, de um futuro melhor e esta é uma oportunidade que não vou deixar escapar".

Nahla, mãe de um menino autista de 6 anos e administradora de uma estação de rádio local, se viu obrigada a reconhecer os restos carbonizados de seu marido, depois da explosão de um carro-bomba na ponte pela qual passa diariamente para buscar seu filho na escola. "Meus amigos me disseram... dez estão mortos, quinze feridos... na ponte de Jadriya”, relembra Nahla. "Isto não passa na sua cabeça, sempre pensamos que não acontecerá com a gente. Nos abalamos com os outros, mas sempre pensamos que não faremos parte da estatística, dos números. Ter que identificar a pessoa com que dividimos a vida pelos dentes ou uma marca no joelho", conta Nahla calmamente. "Eu sabia que eram seus dentes… mas não queria que fossem dele. Foi um momento duro".

Produzido ao longo de vários meses, Through Their Eyes é um dramático documentário sobre a história de vida de oito mulheres que vivem no Iraque. Nahla e as outras mulheres mostradas neste documentário compartilham a mesma força e determinação para permanecer no seu país de origem, enviando um sinal de esperança para o futuro do Iraque e das futuras gerações de mulheres cujas vozes devem ser escutadas.

O programa especial de uma hora de duração será transmitido pela CNN International no sábado, dia 15 de março às 12h e às 17h, com reapresentação no domingo, dia 16 de março às 17h.

Perfil - CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 36 bureaus mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 186 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira