Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/01/2017 - 07:31

Itaueira mostra porque o Melão Rei é o mais Saboroso no Brasil e exterior

Produtora dos melões e mini melancia da marca Rei, a Itaueira produz cada uma de suas frutas com um cuidado no cultivo e logística, que comprovam o rótulo de Saboroso nos mercados nacional e internacional.

Slogan já conhecido nas gôndolas de supermercados e frutarias não é acaso. Quem já provou os melões da marca Rei produzidos pela Itaueira sabe que a afirmação estampada em seus rótulos é verdadeira. “Sou Saboroso”! Mas engana-se quem pensa que trata-se apenas de uma estratégia de marketing para aumentar as vendas. A qualidade das frutas desse produtor é garantida por um rigoroso controle, que começa desde a escolha das melhores sementes até a entrega nas mãos do consumidor.

O cultivo do Melão Rei impressiona a quem chega em alguma das quatro fazendas da Itaueira, localizadas no nordeste do país — Ceará, Rio Grande do Norte Piauí e Bahia. O cuidado para produzir frutas saborosas quase o ano inteiro começa exatamente pelas localidades escolhidas. Dessa forma é possível garantir que o cultivo seja feito em condições climáticas adequadas durante os 12 meses do ano. As frutas recebem a certificação GlobalGAP, auditada pela SGS; a certificação PI-Brasil — de Produção Integrada, acreditada pelo Inmetro; a certificação Garantia de Origem, emitida pelo Carrefour Brasil e a Certificação Qualidade Desde a Origem, do Grupo Pão de Açúcar. Além da certificação F2F - Field to Fork (do campo ao garfo) da rede de supermercados Marks & Spencer da Inglaterra, conquistada em setembro de 2014, após criteriosa auditoria da empresa "In 2 Food".

Da colocação das mudas no solo até a chegada nos galpões da fazenda, os Melões Rei são acompanhados por uma moderna estrutura de monitoramento em tempo real. Além disso, a Itaueira desenvolve seu próprio sistema de tratos culturais, incluindo o que há de mais moderno em termos de técnicas de preparo de solo, plantio, fertirrigação, colheita e pós-colheita, com atenção à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “Temos esse cuidado para a certeza de que todo o processo de produção da fruta está correndo adequadamente, dessa forma, podemos garantir que cada fatia de Melão Rei estará saborosa ao chegar à mesa do consumidor. Isso, nenhum produtor faz igual”, comenta José Roberto Prado, diretor comercial da Itaueira.

Assim que chegam ao packing house, todas as frutas são higienizadas, selecionadas e embaladas individualmente, para serem, então, acondicionadas em caixas de papelão, paletizadas e imediatamente colocadas em câmaras de resfriamento rápido, ficando, depois, armazenadas no frio das câmaras ou das carretas de transporte totalmente higienizadas, para garantir sua durabilidade.

Até as abelhas usadas na polinização das flores são cuidadas pela produtora do Melão Rei. O produto delas não é utilizado para comercialização. O diretor superintende da Itaueira, Tom Prado, brinca que os insetos são funcionários das fazendas, com todos os direitos trabalhistas garantidos. “Elas trabalham bem na polinização e por isso têm moradia; transporte, que as leva até a lavoura; férias remuneradas e vale-refeição, já que o mel que elas produzem é utilizado para alimentá-las na entressafra do melão - seu período de descanso”, diverte-se Prado. Ele destaca que a transferência das células reprodutivas masculinas, por meio dos grãos de pólen, para o receptor feminino de outra flor, devem acontecer no momento exato para a fecundação da planta, e lembra que esse momento só ocorre uma vez.

Todo esse cuidado já seria suficiente para a marca Rei garantir-se como os melões e mini melancias mais saborosos do Brasil e do exterior. Entretanto, o selo de qualidade “Sou Saboroso” vai além e cuida de todo o processo das frutas, até chegada na mesa do consumidor. Caso alguém, em qualquer parte do mundo, encontre uma única fatia de melão que não esteja saboroso, a entrega de uma nova fruta é garantida.

A Empresa —Para quem pensa que toda essa estrutura foi montada por um grupo de investidores japoneses, a reposta é: uma empresa familiar, que nasceu no nordeste do país e ganhou espaço além do mercado brasileiro - Estados Unidos, Canadá, Holanda, Espanha, Itália e Rússia. A Itaueira foi fundada em outubro de 1983, com o cultivo de caju; hoje, suas fazendas produzem por ano, 70 mil toneladas de melão e mini melancia mais saborosos do mercado.

As operações comerciais são tocadas de São Paulo, em um escritório onde seu diretor comercial acompanha a fase final de distribuição e os melões e mini melancias recebem a última inspeção, antes de seguir para os atacadistas da capital e interior desse estado. Mas a matriz fica em Fortaleza, no estado do Ceará, onde o J. Prado vai pelo menos uma vez ao mês e de onde saem as negociações com o mercado internacional.

O cultivo de melões e mini melancias, no nordeste do país, começou há 15 anos. De lá pra cá, muita coisa mudou nas regiões aonde estão instaladas as fazendas produtoras. Carlos Prado, presidente da Itaueira não se diz responsável por isso, pois acredita que o esforço da população local foi o que mais contou. Entretanto, quem visita hoje as regiões das fazendas de melão e mini melancia, percebe que o desenvolvimento na região se fez presente na última década. Para C. Prado, o fato é uma via de mão dupla. “O que fizemos foi ajudar a melhorar a renda do município e seus habitantes oferecendo emprego e renda em um período crítico do ano que é o período de seca; em contrapartida, essas pessoas ajudaram no crescimento da empresa; o que se tornou um círculo virtuoso”, comenta.

Hoje – Canto do Buriti, Aracati e Ribeira do Amparo - têm escola, saneamento, as pessoas têm algum dinheiro para investir em moradias melhores, transporte próprio e o comércio regional também ganhou força. A economia de cada cidade onde estão as fazendas da Itaueira recebe seu apogeu de investimento nos períodos de safra, que emprega mais mil pessoas, pelo menos, nas fazendas produtoras do Melão Rei.

A responsabilidade social se destaca na empresa, que trata seus colaboradores com respeito e busca constantemente melhorar suas condições de vida e trabalho, através de investimentos em treinamento de pessoal, bolsas de estudos, palestras sobre alimentação e saúde, serviços médicos, dentre outros.

Itaueira Agropecuária — Produtora de melões e mini melancias das marcas Rei, CEPI e Turma da Monica – a Itaueira desenvolve seu próprio método de plantio, incluindo o que há de mais moderno em termos de técnicas de preparo de solo, plantio, irrigação, fertilização, colheita e pós-colheita, higienização e treinamento de pessoal, adotando sempre que possível o uso da mecanização agrícola, para produzir o melão mais Saboroso dos mercados nacional e internacional.

Sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, são buscas constantes da empresa, que tem fazendas nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, e produz o ano todo, só comercializando sua própria produção. Além de fornecer o Melão Rei para todo o Brasil, a Itaueira exporta para o Chile, Estados Unidos, Canadá, Holanda, Espanha, Itália, Rússia e Oriente Médio e deve iniciar esse ano os primeiros embarques para o Chile.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira