Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/01/2017 - 08:10

Ensaios técnicos trazem clima carnavalesco à cidade a partir deste domingo


Marcelo Alves, presidente da Riotur

Boulevard Olímpico, na Orla Conde, região portuária, como espaço de atração de foliões. Haverá também um palco, na Praça Mauá, para a apresentação de shows de música popular brasileira. A programação está sendo preparada.

A partir do dia 15 de janeiro (domingo), o Rio dá início às folias do Carnaval 2017, com o primeiro dia dos ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo, que servirão de avaliação para possíveis mudanças na logística operacional da prefeitura, especialmente quanto ao entorno e acessos da Sapucaí. O Carnaval de Rua vai contar com a participação de 452 blocos, totalizando 577 desfiles em 96 bairros da cidade. A estimativa da Riotur é que a cidade receba 1,1 milhão de turistas para o carnaval, com movimentação de aproximadamente R$ 3 bilhões.

— O carnaval é o nosso principal produto para alavancar o turismo no Rio. Não há ninguém no mundo que não conheça ou não queira participar disso tudo. Temos que tratar o turismo como negócio de marketing, de forma que ele traga retorno financeiro para a cidade. Só vamos sair da crise se tratarmos e ampliarmos nossa vocação para o turismo —, disse o presidente da Riotur, Marcelo Alves, em coletiva sobre o Carnaval 2017, realizada no dia 15 de janeiro (sexta-feira), no Centro de Operações Rio (COR).

Os desfiles de blocos de grande público permanecerão na Avenida Primeiro de Março, no Centro, como ocorreu no ano passado. A estimativa de público é de cinco milhões de foliões. Serão disponibilizados 31.800 banheiros móveis, além de investimento na infraestrutura, ordenamento, segurança e limpeza. As áreas mais demandadas com os desfiles dos blocos são o Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul.

Além dos ensaios no Sambódromo e da folia nas ruas, a temporada de shows populares no Terreirão do Samba começa na semana anterior ao carnaval, na sexta e no sábado. Durante o carnaval, os shows acontecerão de sexta a terça-feira, retornando à Praça 11 na semana seguinte (sexta e Sábado das Campeãs).

O folião também poderá se divertir nos Bailes Populares, que acontecem anualmente nas Zonas Norte e Oeste do Rio, em 16 palcos pela cidade. Gratuitos, os bailes ao ar livre são animados por bandas e músicos selecionados por meio do Concurso de Bandas, promovido Riotur.

Palco do Boulevard Olímpico — Haverá programações em toda a cidade, com destaque para o palco do Boulevard Olímpico, novo ícone turístico do Rio, com intensa e crescente visitação.

Outras iniciativas que fazem sucesso no carnaval carioca são os concursos promovidos pela Riotur. Um deles é Concurso de Coretos. Criado em 1972, é um incentivo ao carnaval nos bairros, mobilizando os moradores a usar a criatividade e a animação. Os melhores coretos garantem prêmios. O Concurso da Corte Real do Carnaval Carioca elege o Rei Momo 1° e Único, a Rainha e as Princesas do carnaval. Para este ano, foram escolhidos o Rei Momo Fábio Damião, a Rainha Uillana Adães e as princesas Joice Rocha de Oliveira e Deisiane Conceição.

Já o Concurso de Folião Original acontece entre o domingo e a terça-feira de carnaval. Realizada há 40 anos, a iniciativa premia os foliões que se inscrevem gratuitamente na Cinelândia (no palco montado em frente à Câmara dos Vereadores) nas categorias Fantasia individual infantil e adulto, Fantasia de Grupos e Fantasia de Clóvis, que se subdivide nas categorias bexiga e sombrinha.

Outros eventos populares: Baile da Cinelândia — Promovido pela Riotur desde 1990, é um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de rua da cidade, contando com a participação de mais de 60 mil pessoas durante seus cinco dias de duração.

Intendente Magalhães — Os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso B, C e D e do Grupo II dos Blocos de Enredo acontecem todo ano na Estrada Intendente Magalhães, Zona Norte da cidade. Os desfiles acontecem entre a Sábado de Carnaval e a Terça de Carnaval. O evento conta com a parceria da Liesb (Liga Independente das Escolas de Samba da Série B (organizadora dos desfiles dos Grupos de Acessos B, C e D) e a Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (organizadora do desfile do Grupo II).

Blocos de Enredo e Embalo — Os Blocos de Embalo e Enredo desfilam na Avenida Graça Aranha a partir do sábado de carnaval, às 18h, e seguem desfilando até a terça. Blocos de Embalo como Cacique de Ramos, Boêmios de Irajá e Bafo da Onça, entre tantos outros que representam o carnaval em sua essência, desfilam anualmente neste local, além do Grupo I dos Blocos de Enredo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira