Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2008 - 11:05

Segurança no trânsito para jovens

O palestrante Eduardo Biavati, autoridade nacional em educação de trânsito, trata o tema com uma nova estratégia: a sensibilização.

Cerca de 1.400 alunos da rede pública assistem nesta semana à palestra “Juventude no Trânsito”, proferida pelo sociólogo e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati e promovida pela Duke Energy. Os eventos acontecem nas cidades de Cândido Mota e Ourinhos (SP) e Ribeirão Claro e Porecatu (PR), dentro da área de atuação da empresa, e contam com apoio das prefeituras locais.

Os eventos tratam a segurança no trânsito a partir de uma nova abordagem: a sensibilização dos adolescentes. O objetivo é demonstrar aos jovens como certas escolhas de ação no trânsito – tais como o cinto de segurança, o consumo de bebidas alcoólicas, a velocidade – podem resultar em uma situação irreversível. “Falar do trânsito é sempre lembrar de uma violência do cotidiano que atinge todo cidadão: homens e mulheres, crianças, jovens e adultos. É falar de histórias de perda e sobrevivência que são um pouco a história de inúmeras famílias brasileiras”, aponta o especialista Eduardo Biavati.

Com experiência de mais de dez anos à frente do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de Hospitais (rede de referência internacional em ortopedia e reabilitação), Biavati percebeu a necessidade de desenvolver um novo discurso sobre a violência no trânsito, voltado à sensibilização. “Mostro que todos são livres para fazer o que bem entendem. Mas devem tomar consciência das responsabilidades para consigo e para com as outras pessoas, por que as decisões no trânsito são individuais, mas a responsabilidade é coletiva, de toda a sociedade”, explica Biavati.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em 2004, das vítimas fatais de acidentes de trânsito, 32% tinham entre 18 e 29 anos, sendo que em 2005 e 2006 esse percentual saltou para a casa dos 50%.

Não são apenas os números que justificam a escolha da juventude como público para as palestras, mas também o potencial de o jovem de se tornar um agente multiplicador de conhecimento. “O aluno leva para casa novas informações e compartilha com os familiares questões relacionadas ao comportamento responsável no trânsito”, destaca a gerente de Comunicação da Duke Energy, Patricia Sant’Anna.

“Esta iniciativa faz parte de um princípio operacional da Duke Energy de criar uma cultura de segurança e visa contribuir para o diálogo sobre um de nossos maiores problemas sociais e para a construção de uma cultura de paz e não-violência no trânsito. Formar jovens que possam ser exemplos de civilidade e respeito à vida, no trânsito, é responsabilidade de todos” – complementa Sant’Anna.

Os eventos são patrocinados pela Duke Energy através de um fundo que a matriz norte-americana da empresa mantém para investimentos em saúde e segurança na América Latina.

Duke Energy - A Duke Energy Geração Paranapanema, maior investimento da Duke Energy fora do território norte-americano, conta hoje com ativos de geração de energia num total de 2.237 MW, compostos de oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Adquiridas sob regime de concessão em 1999, as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, são responsáveis por cerca de 3% de toda a energia produzida no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira