Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2008 - 11:07

Grupo dinamarquês Novo A/S na América Latina: Victor Barbosa se aposenta como CEO da Novozymes Latin América

Após 31 anos dedicados à construção de uma posição de liderança continental para o Grupo dinamarquês Novo A/S na América Latina, primeiro em fármacos e após no ramo de enzimas e soluções biológicas, o executivo Victor Barbosa anunciou a sua aposentadoria para 31 de março, apresentando já o seu sucessor, Pedro Luiz Fernandes, há 20 anos na empresa e atual diretor da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e assuntos regulatórios.

"Victor Barbosa, por todos chamado aqui de VB, teve um papel fundamental no estabelecimento das companhias do Grupo no Brasil e na América Latina", disse Pedro, referindo-se também aos serviços prestados no final de 2007, quando da visita do presidente Lula aos países nórdicos para estabelecimento de acordos para a produção de biocombustíveis, sobretudo de segunda geração, utilizando processos tecnológicos avançados com o uso de enzimas.

Tendo sido um dos articuladores dessa cooperação internacional, Victor recebeu na noite de 11 de março, já em Curitiba, a comenda da Ordem Real Norueguesa do Mérito, outorgada pelo Rei Haroldo V.

"Victor trouxe imensa contribuição não só para o Grupo Novo A/S como um todo mas para cada um de nós. Ele não mediu esforços para trazer uma fábrica para o Brasil - a Novozymes - uma vitória para todos os envolvidos", disse Thomas Nagy, Vice Presidente - Stakeholder Relations, em comunicado global via web feito à todos os funcionários.

Era novembro do ano de 1975 quando Victor, português de nascimento, ingressou na Novo Industri no Brasil. Com ambições, paixão e entusiasmo visíveis desde o começo, em dois anos tornou-se Gerente Geral. O seu sonho era maior: estabelecer uma unidade industrial modelo no Brasil. Demorou dez anos para que seu sonho se tornasse realidade, e em maio de 1989 a unidade industrial brasileira em Araucária - PR foi inaugurada, atendendo aos dois seguimentos: enzimas e farmacêutica.

Em 1990, Victor foi designado Presidente para a América Latina, responsável pela administração da farmacêutica e dos negócios na área de enzimas. Anos depois, com a transferência do departamento de vendas da Novo Nordisk Farmacêutica para São Paulo, decidiu dedicar-se exclusivamente ao negócio de enzimas.

Além das três décadas dedicadas ao Grupo Novo A/S, Victor assumiu várias responsabilidades nos meios científicos, acadêmicos e empresariais, como,- mais recentemente - a de conselheiro nacional da AmCham -- Câmara Americana de Comércio, entre outras entidades associativas, ou de ensino com as quais colabora amiúdo. Reconhecido pelos governos do Brasil, Dinamarca e Noruega, foi designado Cônsul Honorário da Dinamarca e da Noruega para os Estados do Paraná e de Santa Catarina, recebeu da Dinamarca a Ordem Real do Cavaleiro Dannebrog, e, agora, a autorga da Ordem de Mérito Real da Noruega entregue em cerimônia em Curitiba pela cônsul geral Lilloe Anne Vibeke, concedida por Sua Alteza real o Rei Harold V da Noruegua.

"À parte de todas as honrarias, VB é uma legenda dentro da Novozymes pela sua personalidade única e sem igual. Seu entusiasmo e estilo serão lembrados por muitos anos por todos aqueles que o conheceram e o conhecem. Mas "o espetáculo deve continuar", diz seu sucessor, que está há 20 anos no Grupo, ocupando sucessivamente posições nos laboratórios de Controle de Qualidade e Assuntos Regulatórios. Pedro exerce, também, várias atividades junto à comunidade brasileira. É diretor da Abian -- Associação Brasileira de Ingredientes e Aditivos (indústria alimentícia) e membro ativo da Anbio -- Associação Brasileira de Biossegurança, entre outras. Junto à matriz Novozymes A/S, na Dinamarca ele integra os fóruns de Gerenciamento Global da Qualidade, Meio Ambiente e de Segurança e Saúde Ocupacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira