Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2017 - 08:26

Empresas devem se antecipar à temporada de gripe, diz OMS

A compra corporativa da vacina quadrivalente já está disponível.

A campanha de vacinação para a influenza, vírus da gripe, começa no outono, porém as empresas já podem se organizar para vacinar os seus funcionários. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, de 10 a 15% da população são infectadas anualmente pelo vírus, levando à ocorrência de três a cinco milhões de casos graves.

A influenza está no calendário de vacinação do trabalhador da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), recomenda a imunização como a ferramenta mais eficaz para a prevenção de algumas doenças infecciosas de possível transmissão no ambiente de trabalho. A medida evita a proliferação do vírus e contribui para a qualidade de vida do colaborador.

“A vacinação anual contra a gripe é instrumento comprovado de redução de morbidade entre trabalhadores. Muitas empresas adotam a imunização dos colaboradores, e até de familiares, como meio de redução da transmissão e promoção de saúde e bem-estar”, afirma a gerente médica de vacinas da Sanofi Pasteur, Ana Paula Flora.

Para o empregador a vacinação é muito benéfica, pois diminui o absenteísmo, que é a falta do funcionário, e o presenteísmo, quando ele comparece sem ter condições de trabalhar plenamente. Além disso, o Guia de Imunizações da SBIm/Anamt recomenda a imunização contra a influenza para todas as categorias profissionais, por ser a maior causa de absenteísmo no trabalho e pela grande frequência com que desencadeia surtos no ambiente de trabalho.

A melhor opção para as empresas é programar a compra desde janeiro, para evitar que fiquem sem a vacina. Além disso, começando a campanha com antecedência, há uma maior adesão por parte dos funcionários. A aquisição da vacina pode ser feita por qualquer organização, de pequenas a grandes, já que não há uma quantidade mínima exigida para a compra. “Uma opção para facilitar a logística de vacinação dos funcionários pode ser contratar um terceiro apto para realizar o serviço na própria empresa”, complementa Ana.

O Guia de Imunizações da Medicina SBIm/Anamt recomenda a aplicação da vacina Influenza todos os anos como rotina e, desde que disponível, a vacina influenza quadrivalente é preferível à trivalente, por atribuir maior cobertura das cepas (os tipos de vírus) circulantes².

A Vacina — A Sanofi Pasteur disponibiliza no Brasil duas vacinas para a imunização contra influenza. A trivalente contém duas cepas A e uma B e pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade. A vacina quadrivalente proporciona maior proteção contra a influenza e suas complicações, pois contêm uma cepa B adicional, (duas A e duas B) e é a única vacina quadrivalente licenciada para crianças a partir dos seis meses. Duas cepas B têm cocirculado com as cepas A(H1N1) e A(H3N2) há mais de uma década, em diversos países, incluindo o Brasil. Ambas as vacinas, trivalente e quadrivalente, são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS publicou recentemente a recomendação das cepas (tipos de vírus) que devem compor as vacinas de Influenza para o Hemisfério Sul no ano de 2017. Em relação ao ano anterior, a cepa A H1N1, que se mantinha a mesma desde 2010, deverá ser substituída.

Cepas recomendadas para a temporada do Hemisfério Sul 2017: . Cepa A Michigan/45/2015/H1N1 pdn09-like ? Nova variação do vírus |.Cepa A Hong Kong/4801/2014/H3N2-like|. Cepa B Brisbane/60/2008/Victoria-like.

Cepa adicional para as vacinas quadrivalentes: . Cepa B Yamagata: B/Phuket/3073/2013-Like (Yamagata) — A efetividade da vacina contra a gripe (ou sua capacidade de prevenir a doença e suas complicações) pode variar de uma temporada para outra. Também pode mudar dependendo da pessoa que recebe a vacina, de acordo com sua idade e estado de saúde e conforme a semelhança ou “compatibilidade” entre os vírus incluídos na vacina e aqueles disseminados na comunidade[5].

Apesar destas variações, estudos demonstram que, caso indivíduos vacinados contraiam a enfermidade, os sintomas são mais leves, além de diminuir o risco de hospitalização, especialmente no caso de crianças, idosos e grávidas, entre os quais ocorrem quadros mais graves e maiores índices de mortalidade.

Perfil — A Sanofi, um líder global em saúde, descobre, desenvolve e oferece soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi tem pontos fortes em soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, medicamentos isentos de prescrição, mercados emergentes, saúde animal e Genzyme. A Sanofi está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova Iorque (NYSE: SNY).

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece ampla gama de vacinas, que protegem contra 20 doenças infecciosas. O legado da empresa para criar vacinas que protegem a vida, remonta a mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento. | www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira