Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2017 - 08:57

Itaú BBA aponta alocação de recursos no Brasil como preferida na América Latina

Perspectiva positiva para o país está ancorada, essencialmente, em três fatores: reforma fiscal, afrouxamento da política monetária e recuperação das margens operacionais das empresas.

O cenário externo ainda desafiador aliado à volatilidade decorrente da política em países-chave exigirá maior flexibilidade dos investidores com portfólios alocados nos mercados de capitais da América Latina. Porém boas oportunidades de investimento nos diversos setores e segmentos da região poderão ser encontradas.

Essa é a tônica do Itaú BBA LatAm Big Book 2017*, que traz, em sua sexta edição, as perspectivas e as tendências mais importantes para investimentos na América Latina e apresenta análises macroeconômicas e estratégias de mercado. O documento contempla a cobertura de 70% das empresas presentes no MSCI LatAm e de 90% no Ibovespa, excluindo Itaú Unibanco.

“Flexibilidade será a palavra de ordem aos investidores em 2017, porque, assim como no ano passado em que vimos importantes alterações nos perfis de risco dos países, o ambiente político-econômico demandará diversos ajustes nas carteiras de ações ao longo dos meses”, afirma Gregorio Tomassi, estrategista para América Latina do Itaú BBA.

Do lado econômico, a expectativa é por recuperação na América Latina em 2017, com certo protagonismo de Brasil e Argentina. “As economias serão beneficiadas por reformas fiscais, flexibilização da taxa de juros e recuperação das commodities, enquanto que o aumento do juro americano promoverá nova rodada de desvalorização nas moedas latinas”, analisa Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú Unibanco.

Nesse sentido, a recomendação é favorável à alocação de recursos no Brasil e de certa exposição à Argentina, apesar de estar fora do índice MSCI, ao passo que a indicação para Chile, México e Colômbia é “underweight” (abaixo da média do mercado).

Peru e Panamá também recebem sugestão de alocação “overweight” (acima da média do mercado), considerando a visão positiva em dois ativos específicos: Credicorp e Copa Airlines, respectivamente.

No ano passado, a alocação “overweight” era direcionada ao México e Chile, e “underweight” para Brasil, Colômbia e Peru.

O portfólio sugerido para Brasil continua defensivo, com preferência por companhias com forte geração de caixa e sólido histórico de equilíbrio entre risco e retorno, como nos setores de Consumo, Telecom e Prestadoras de Serviços Públicos (Utilities). Para capturar a melhora dos fundamentos econômicos são sugeridos segmentos como Financeiro, Industrial, Commodities e Energia.

Na Argentina, há preferência por nomes nos setores de Energia, Telecom, Financeiro e Agronegócio. A recomendação de portfólio mexicano engloba os setores de Consumo, Financeiro, Industrial e Utilities, enquanto no Chile e na Colômbia os ativos favoritos são do setor Financeiro.

O LatAm Big Book 2017 abrange um total de 179 companhias abertas da América Latina, sendo 108 empresas do Brasil, 35 do México, 16 do Chile, 9 da Colômbia, seis da Argentina, quatro do Peru e uma do Panamá.

Perfil — O Itaú Unibanco é o maior banco privado da América Latina, com cerca de 96 mil colaboradores e operações em 19 países nas Américas, Ásia e Europa. É um banco universal, que oferece uma gama de produtos e serviços tanto a clientes pessoa física como pessoa jurídica, desde grandes grupos multinacionais a microempreendedores locais. Somente no Brasil, o Itaú Unibanco possui 5 mil pontos de atendimento e cerca de 45 mil caixas eletrônicos disponíveis. Com a visão de ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação de clientes, o Itaú Unibanco é focado na geração de valor compartilhado para seus colaboradores, clientes, acionistas e sociedade. Com ações negociadas nas bolsas de São Paulo, Buenos Aires e Nova Iorque, o banco é a única instituição financeira latino-americana parte do Dow Jones Sustainability World Index desde sua criação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira