Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2008 - 12:03

Debriefing é mais um legado do Rio 2007, afirma Nuzman

Seminário abordou temas sobre a organização do Rio 2007 e foi assistido por dirigentes nacionais e internacionais.

A iniciativa do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-RIO) de promover o primeiro Seminário de Transferência de Conhecimentos para uma disputa continental foi definida pelo presidente do CO-RIO, Carlos Arthur Nuzman, como mais um importante legado deixado pelos Jogos Pan-americanos Rio 2007. "Esta é a primeira vez na história que acontece um Debriefing continental. As Américas deixam mais este importante legado, que poderá ser seguido por outros Comitês Organizadores de outros continentes", afirmou Nuzman no dia 14 (sexta-feira), último dia do Seminário, conhecido internacionalmente como Debriefing.

O último dia de seminário foi voltado para representantes de Comitês Organizadores de Eventos Multiesportivos, como os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 (México), Jogos Centro-americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico), Jogos Sul-americanos Medellín 2010 (Colômbia), Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (Índia). Os representantes tiveram acesso a informações privilegiadas sobre as áreas operacionais dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, considerados pelo presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA) como os "Melhores Jogos Pan-americanos da História".

"Depois das Confederações Brasileiras Olímpicas, do Comitê Paraolímpico das Américas (APC) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), foi a vez dos estrangeiros conhecerem um pouco mais sobre os bastidores do Rio 2007. O trabalho realizado antes, durante e depois da realização dos Jogos foi determinante para o sucesso alcançado. A eficiência do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (Co-Rio) recebeu elogios e mostrou a qualidade do Brasil para realizar grandes eventos", declarou Carlos Arthur Nuzman.

O Debriefing Rio 2007 teve como modelo a iniciativa adotada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, como forma de estender experiências adquiridas na organização dos Jogos. Para Carlos Roberto Osório, secretário geral do CO-RIO, os objetivos propostos pelo Debriefing Rio 2007 foram atingidos, sendo uma oportunidade a mais para difundir os ideais olímpicos. "O evento foi muito importante, pois além de expandir conhecimentos, confirmou a importância das competições continentais, como os Jogos Pan-americanos. A realização de Jogos como o Rio 2007 ajudam na capilarização do movimento olímpico, visto que são uma excelente forma de preparação e integração entre as nações que almejam adentrar no universo olímpico", afirmou Osório.

O diretor de marketing do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011, Horácio de La Peña voltou a elogiar a iniciativa do Debriefing Rio 2007, que deixará muitos ensinamentos. "Os países que estão diretamente ligados à organização de eventos têm muito a lucrar com o que foi mostrado neste seminário. Essa transmissão de conhecimentos é interessante para entendermos como se obtêm os resultados, os números finais do evento", avaliou o dirigente mexicano.

A receptividade do Debriefing Rio 2007 foi além das Américas. Vijay Kumar Gautan, o CEO do Comitê Organizador dos Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010, foi categórico ao afirmar sobre a importância de intercâmbios como o promovido pelo seminário. "Este Debriefing foi muito bem organizado. Nele, aprendemos com as pessoas que estiveram envolvidas em cada uma das áreas funcionais do Rio 2007. Toda gama de atividades e os temas debatidos foram muito bem abordados pelos palestrantes, gente que viveu os Jogos intimamente. Os esclarecimentos serão relevantes para o nosso planejamento em Nova Deli 2010", finalizou o representante indiano. | Site: www.rio2016.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira