Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2008 - 12:04

Mais de 40 países e cerca de mil inscritos na Copa Gerdau Citi de Tênis

25ª edição do maior torneio juvenil da América do Sul será disputada em Porto Alegre.

Cerca de mil jogadores de todos os continentes vão movimentar as quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa a partir de segunda-feira (17 de março), quando a Copa Gerdau Citi de Tênis estará comemorando a sua 25ª edição. O número de inscritos é um dos maiores de todos os tempos em torneios juvenis realizados no Brasil. "A cada ano mais tenistas de outros países, além dos brasileiros, ouvem falar da Copa Gerdau Citi e não medem esforços para disputar este evento. A estrutura que oferecemos se aproxima de muitos torneios profissionais e este fato é visto de forma muito positiva tanto pelos jogadores como pelos técnicos, pais e dirigentes. Além disso, é destaque a pontuação dos 18 anos, que vale pelo Grupo A da Federação Internacional de Tênis", destaca Ennio Lopes Moreira, diretor da ProTenis Promoções Esportivas, empresa que organiza a Copa Gerdau Citi desde a sua primeira edição.

O torneio terá as categorias 12, 14 e 16 anos disputadas na Sogipa, enquanto os 18 anos terão como sede a Associação Leopoldina Juvenil. O evento encerra a tradicional gira Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis). Os países inscritos na Copa Gerdau Citi são os seguintes: Alemanha, Argentina, Áustria, Bahrein, Bélgica, Belarus, Bolívia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, França, Guatemala, Hungria, Japão, Itália, Israel, Macedônia, México, Nigéria, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Guga lembra a importância da Copa Gerdau Citi de Tênis - A XXV Copa Gerdau Citi de Tênis proporcionará novamente a possibilidade do surgimento de novos talentos no tênis nacional e mesmo mundial. A própria estrutura colocada à disposição dos atletas, permitindo que eles se preocupem somente jogar, auxilia, ainda que indiretamente, o desempenho dentro de quadra.

Pelo solo gaúcho já passaram inúmeros tenistas que mais tarde ocuparam posições de destaque no ranking profissional, como Gustavo Kuerten. Andy Roddick, David Nalbandian, Joachim Johansson, Fernando Gonzalez, Mariano Zabaleta foram outros destaques.

No feminino, importante citar a presença das campeãs nos últimos anos: a tenista do Zimbabwe, Cara Black, venceu os 18 anos em 97; a eslovena Katarina Srebotnik foi campeã em 98; a argentina Gisela Dulko venceu em 99; a húngara Nemeth Tunde em 2000; a croata Matea Mezak em 2001, que derrotou ninguém menos que a russa Svetlana Kuznetsova; a suíça Myriam Casanova em 2002, a ucraniana Kateryna Bondarenko em 2003; a russa Irina Kotkina em 2004; a romena Alexandra Dul Gheru em 2005, a tcheca Katerina Vankova em 2006, e a francesa Cindy Chala, que conquistou o título no ano passado com apenas 15 anos de idade ao derrotar a brasileira Roxane Vaisemberg.

Na avaliação de Guga, que em 1994 conquistou o título da categoria 18 anos, a Copa Gerdau Citi é o um palco apropriado e uma vitrine para que os jovens tenistas possam ter uma oportunidade de crescimento. “É um torneio muito importante para o tênis brasileiro. Lembro da importância que teve para mim, quando ganhei, em 94. Venci o Federico Browne (Argentina) na final, que era o melhor juvenil na época, e aquela vitória me deu confiança para eu continuar crescendo e acreditando em mim”, disse Guga. O catarinense foi também campeão na chave de duplas naquele mesmo ano, ao lado do conterrâneo Ricardo Schlachter.

Número 1 do Brasil venceu sete vezes na Copa Gerdau Citi de Tênis - O gaúcho Marcos Daniel, responsável por recolocar o Brasil, nesta semana, na lista Top 100 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) após 11 meses de ausência, conta com sete títulos, além de um vice-campeonato na Copa Gerdau Citi de Tênis. A marca, muito difícil de ser alcançada, deixou o tenista na condição de um dos maiores vencedores da competição.

Marcos Daniel venceu pela primeira vez na Copa Gerdau Citi em 1992, na categoria 14 anos. Depois, foi campeão dos 16 anos em 1994 e bicampeão dos 18 anos em 1995 e 1996. Nas duplas, faturou os títulos em 1992, ao lado de Leonardo Silva, de São Paulo, em 1993, junto com Eduardo Gordilho, da Bahia, e em 1994, numa parceria formada com o paulista Alexandre Simoni.

Perfil da Copa Gerdau Citi de Tênis – Criada em 1984, a Copa Gerdau Citi é o único evento tenístico que mantém, por um período de tempo tão longo, o mesmo patrocinador, o Grupo Gerdau. Em 24 anos de existência, a competição já recebeu cerca de 16 mil jogadores de inúmeros países. O patrocínio é do Grupo Gerdau e do Citi, com apoio da SAP, IBM e ATAN. A organização é da ProTenis Promoções Esportivas. A chave principal do torneio será disputada de 17 a 23 de março. O qualifying (qualificatório) acontece dias 15 e 16. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.copagerdaudetenis.com.br

Perfil do Grupo Gerdau – O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui cerca de 37 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Além disso, contribui para o desenvolvimento das comunidades por meio de projetos de educação e de mobilização solidária. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

CITI – Citi, a empresa líder em serviços financeiros globais, tem mais de 200 milhões de contas de clientes e negócios em mais de 100 países, sempre oferecendo aos consumidores, às empresas, governos e instituições uma grande variedade de produtos e serviços financeiros, inclusive de consumer banking e crédito, corporate e investment banking, corretagem de títulos mobiliários e administração de fortunas. As principais marcas que compõem o Citi são Citibank, CitiFinancial, Primerica, Smith Barney, Banamex e Nikko. Para mais informações, visite o site www.citi.com. Informações no Brasil www.citi.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira