Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2017 - 07:30

As regras do jogo em tempos de crise

Momentos de crise econômica causam pânico deixando a população perdida e os gestores pensando em uma forma de salvar suas empresas. Nessas horas, deve-se parar e ter calma, pois uma cabeça fria e uma tomada de decisão bem pensada valem ouro.

Precisamos entender que é preciso deixar a emoção de lado e manter uma postura racional, depois é fundamental que as decisões sejam tomadas rapidamente. Quanto mais rápido os gestores reagirem às mudanças do cenário externo, mais provável que suas empresas se tornem bem mais resistentes.

Não posso dizer que a nossa empresa, a Preply.com – uma plataforma online que liga professores particulares a alunos – nasceu em um período particularmente promissor. Mas hoje ela tem crescido, apesar do cenário de crise que não parece ter fim, pois acredito que a estabilidade de qualquer negócio está condicionada a quanto seu gestor acredita em seu sucesso independente do que se apresenta ao redor.

Precisamos abrir mão dos planos que fizemos antes da crise pois, no novo cenário, eles podem jogar contra. Dar um passo atrás é uma decisão difícil, mas deve ser feito. Economizar é uma das formas mais importantes de se proteger em uma crise. Um melhor momento vai chegar para todos aqueles grandes estudos de marketing, reformas, eventos corporativos e investimentos sem muito impacto sobre as atividades da empresa.

É fundamental deixar os colaboradores a par da real situação da empresa. Eles têm direito de saber que aumentos e PLRs não estão previstos em um futuro próximo e que, infelizmente, você terá que dispensar alguns deles: é inevitável.

Uma crise também leva muitos gestores a desistirem de uma equipe tradicional e apostar em especialistasfreelancers. Isso é bastante válido pois implica em redução de custos e também, pode acontecer deles terem uma maior motivação e melhores habilidades que os outros. E finalmente, você pode supervisionar todos os processos e fazer reuniões online, o que pode poupar gastos e tempo.

É importante perceber que uma crise é uma oportunidade. E um comportamento prudente frequentemente abre novos horizontes para uma empresa e o seu futuro inteiramente de como você define e aproveita as oportunidades que de repente aparecem.

. Por: Kiril Bigai - co-fundador e CEO da plataforma Preply.com que reúne professores particulares localmente ou por Skype.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira