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31/01/2017 - 07:06

Instituto TIM beneficiou mais de 210 mil alunos de escolas públicas do Brasil em 2016

Rio de Janeiro — O Instituto TIM encerrou mais um ano de atuação com resultado positivo: 218 mil alunos de diversas partes do país foram beneficiados por seus programas educacionais, que envolveram também sete mil professores de 2,6 mil escolas da rede pública brasileira.

O TIM Faz Ciência – proposta inovadora que convida professores e alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental a explorar juntos as sete operações intelectuais próprias à produção de conhecimento – foi o programa do Instituto TIM que envolveu o maior número de estudantes no último ano. Ele impactou 136 mil alunos e quatro mil professores de mais de 1,7 mil escolas públicas em 115 municípios brasileiros. O objetivo da iniciativa é estimular nos estudantes o interesse pela ciência, além de mostrar as bases do pensamento científico.

Com mais de 81 mil alunos envolvidos, o projeto O Circulo da Matemática do Brasil foi outro destaque em 2016. Cerca de dois mil professores de 900 escolas foram formados na abordagem pedagógica The Math Circle — desenvolvida por Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard – que promove o aprendizado da matemática de forma participativa, convidando a criança a construir o próprio conhecimento. Em abril, os professores Kaplan estiveram em Brasília e capacitaram, pessoalmente, 50 educadores, que depois fizeram formações com professores de escolas públicas de outros estados, tornando-se multiplicadores da abordagem.

Outros programas — Em 2016, outros programas do Instituto TIM também seguiram sua evolução. O Academic Working Capital (AWC) —que estimula o empreendedorismo nas universidades – fechou mais um ciclo completo, apoiando o desenvolvimento de 27 projetos inovadores. Além disso, mais 50 alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram contemplados com as Bolsas Instituto TIM-OBMEP – de R$ 1.200 mensais – para cursar o Ensino Superior, enquanto TIM Tec – plataforma de cursos online, livres, abertos e gratuitos – atingiu a marca de mais de 35 mil cadastrados em seus 25 cursos.

Outro avanço importante foi o desenvolvimento do software livre Busca Ativa Escolar, fruto da parceria do Instituto TIM com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) na iniciativa Fora da Escola Não Pode!. A solução tecnológica poderá ser utilizada por qualquer município que queira realizar a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, atuar sobre os motivos da exclusão escolar e acompanhá-los durante o período de rematrícula. O piloto do projeto, realizado em oito cidades, contribuiu para a melhor definição das características da ferramenta tecnológica de gestão da busca ativa, para o correto mapeamento das estratégias de acompanhamento no território, bem como para a identificação das necessidades de formação que a iniciativa requer.

Por fim, em 2016, sete novas instalações do software livre para gestão cultural e mapeamento colaborativo Mapas Culturais entraram em operação (estados de São Paulo e Mato Grosso, Distrito Federal e municípios de Belo Horizonte, Ubatuba e Parnaíba, além das cidades da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc). A plataforma agora está disponível também em aplicativo. Além disso, ZUP RIO, instalação do software livre para gestão de serviços e ativos urbanos ZUP no Centro de Operações Rio (COR), foi empregado durante megaeventos realizados na cidade do Rio de Janeiro. Trezentos agentes de campo usaram o sistema para fazer a gestão da cidade. Mais de mil relatos geraram algum tipo de ação da Prefeitura e mais de 90% foram informados e resolvidos através de ZUP.

Perfil —Fundado em 2013, o Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 milem todo o país. | www.institutotim.org.br

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