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15/03/2008 - 12:24

Grendene registra maior lucro líquido de sua história, R$ 258,6 milhões em 2007

Os bons resultados de 2007, como o Lucro Líquido Ajustado do 4º trimestre 2,2% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, levaram a Grendene a alcançar R$ 258,6 milhões no ano de 2007: o maior lucro de toda a sua história. A empresa mantém a tendência de crescimento com 9,8% na receita bruta e 10,4% nos volumes. As estratégias de segmentação, inovação constante e marketing agressivo têm se mostrado eficientes, tanto no mercado nacional quanto no internacional, e contribuído para a expansão das vendas.

Sobral – A Grendene (Bovespa: Novo Mercado - GRND3), divulga o resultado do 4T07 e exercício de 2007.

4T07 - O Lucro bruto da empresa no 4º trimestre de 2007 foi de R$ 194,4 milhões contra R$ 190 milhões no mesmo período de 2006, registrando um aumento de 2,3%. Já o Lucro Líquido Ajustado cresceu 2,2%, passando de R$ 96,2 milhões no 4º trimestre de 2006 para R$ 98,3 milhões no 4º trimestre de 2007, com margem líquida de 23,6%.

O Ebitda Ajustado teve aumento de 10,9% no 4º trimestre de 2007 e alcançou R$ 140,3 milhões, com margem de 33,7%. No 4º trimestre de 2007, a Receita Bruta da Grendene foi de R$ 530,3 milhões, 9,7% a mais que em igual período de 2006, quando ficou em R$ 483,5 milhões.

O Volume total de Vendas (calçados fabricados e entregues) cresceu 21% no 4º trimestre de 2007 se comparado a igual período de 2006, saltando de 42 milhões de pares para 50,9 milhões de pares. Deste total, 25,5% teve como destino o mercado externo e 74,5%, o interno.

As exportações da Grendene responderam por 13,7% da Receita Bruta (R$ 72,4 milhões), alcançando um crescimento em relação ao 4º trimestre de 2006 (R$ 59,2 milhões), de 22,3%. Ainda se comparados os períodos, em Dólar, a variação foi de 47,3% (passou de US$ 27,5 milhões para US$ 40,5 milhões). O crescimento foi decorrente de um aumento no volume embarcado de 46,7%, passando de 8,8 milhões de pares no 4º trimestre de 2006 para 13 milhões de pares no 4º trimestre de 2007.

O mercado interno foi responsável por 86,3% da Receita Bruta, atingindo R$ 457,9 milhões, 7,9% acima do registrado no 4º trimestre de 2006 (R$ 424,3 milhões). Para este mercado, foram vendidos, no último trimestre de 2007, 37,9 milhões de pares de calçados, contra 33,2 milhões no mesmo período de 2006, um aumento de 14,2%.

A Receita Líquida da empresa alcançou R$ 416,7 milhões, um crescimento de 9,1% em relação ao 4º trimestre de 2006, quando fechou em R$ 382 milhões.

Consolidado 2007 - Embora o cenário do setor calçadista tenha sido adverso, com queda no consumo aparente de 2,99%, segundo dados da Abicalçados (passou de 635 milhões de pares em 2006 para 616 milhões de pares em 2007), a Grendene cresceu com aumento de market share. O crescimento nas importações de calçados (29 milhões de pares em todos os segmentos em 2007), não afeta os segmentos de atuação da Grendene.

“Os destaques de 2007 ficaram por conta do Lucro Líquido Ajustado obtido - o maior da história de empresa - e do aumento significativo das exportações apesar do câmbio desfavorável. No decorrer de 2007, a Grendene deu prosseguimento à sua estratégia de segmentação, fortalecimento de marcas e internacionalização, que vem possibilitando o crescimento orgânico, tanto no mercado interno quanto no externo, garantindo melhorias de performance por meio de economias de escala e escopo. Os resultados obtidos ano passado confirmam as estimativas previamente passadas ao mercado”, afirma Francisco Schmitt, Diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Nos resultados consolidados de 2007, o Lucro Bruto da empresa atingiu R$ 517,9 milhões, com um crescimento de 5,0% em relação ao exercício de 2006. Já o Lucro Líquido Ajustado foi recorde em toda a história da Grendene. Com crescimento de 1,0%, passou de R$ 256,1 milhões em 2006 para R$ 258,6 milhões em 2007. A margem registrada em 2007 foi de 21,5%.

Com aumento de 6,6% se comparado a 2006, o EBITDA Ajustado atingiu, em 2007, R$ 338,2 milhões, com margem 28,1%. A Grendene fechou 2007 com Receita Bruta de RS 1.529,2 milhões, 9,8% a mais que no ano de 2006 quando contabilizou R$ 1.392,4 milhões.

O Volume total de Vendas (calçados fabricados e entregues) cresceu 10,4%, passando de 131,9 milhões de pares em 2006 para 145,6 milhões de pares em 2007, sendo que as exportações responderam por 27,5% deste total e o mercado interno por 72,5%. Em 2007, as exportações foram equivalentes a 15,1% da Receita Bruta. No mercado externo, a Receita Bruta cresceu 22,5% em Reais (R$ 230,8 milhões contra R$ 188,4 milhões em 2006). Em Dólar, totalizou US$ 118,5 milhões, 36,8% a mais que em 2006 (US$ 86,6 milhões). As Vendas destinadas a outros países alcançaram, em 2007, 40 milhões de pares, 27,2% a mais que no ano anterior (31,5 milhões de pares).

O mercado interno respondeu, em 2007, por 84,9% da Receita Bruta da Grendene e totalizou R$ 1.298,4 milhões, 7,8% acima do contabilizado em 2006 (R$ 1.204 milhões). O crescimento da receita foi obtido pelo aumento de 5,1% no volume de vendas (passou de 100,4 milhões de pares em 2006, para 105,5 milhões de pares negociados em 2007), e, também, pela elevação de 2,6% no preço médio.

A Receita Líquida cresceu 9,1%, de R$1.102,9 milhões em 2006 para R$ 1.203,2 milhões em 2007.

Destaques 2007 - Lançamentos de destaque em todos os segmentos | . Campanha “As anatômicas só a Ipanema tem”, elaborada pela agência África | . Eventos internacionais com a presença de Gisele Bündchen em Madrid em março e em Melbourne em outubro de 2007 | . Aquisição da marca Ipanema nos Estados Unidos | . Lançamento da nova marca licenciada pela Grendene, a Speedo, que entrou com um produto diferenciado, com design arrojado e tecnologia inovadora.

Participação da empresa nas mais importantes feiras e eventos de moda nacionais e internacionais | . Qualidade e design superiores, grande escala e um processo produtivo com tecnologia proprietária que lhe permite obter uma das maiores eficiências de produção em seu setor no mundo | . No mercado internacional, a taxa de câmbio desfavorável que tem castigado o setor como um todo, tem sido compensada pelas vantagens competitivas dos produtos da Grendene.

Estimativas 2008 - Segundo expectativas da Grendene, a tendência de crescimento apresentada em 2007 deve continuar no 1º semestre de 2008 - tanto na receita bruta quanto nos volumes - embora a empresa conte com os possíveis impactos da desvalorização cambial. As despesas com propaganda devem manter a margem de 8% a 9% da Receita Líquida.

Mercado Interno: Além da melhoria do ambiente econômico, pode-se destacar como fatores para o crescimento da receita bruta no 1º semestre de 2008: a grande resposta de vendas à campanha promocional “As Anatômicas só a Ipanema tem” reforçada após inserção no programa“Big Brother 8”; forte aceitação dos modelos lançados no final de 2007 e início de 2008, especialmente pela reação dos clientes e consumidores finais nas diversas feiras que participamos: Couromoda 2008 e São Paulo Fashion Week em janeiro; Nova planta em Teixeira de Freitas (BA), permite um atendimento mais eficiente dos clientes em termos de logística.

Mercado Externo: Forte início de ano vem surpreendendo positivamente, apesar da desvalorização do dólar, que se acelerou no primeiro trimestre; manutenção da estratégia de globalização das marcas Melissa e Ipanema Gisele Bündchen - cinco trimestres seguidos de crescimento nos volumes; Grande cobertura espontânea na mídia internacional para as Melissas Vivianne Westwood; base de clientes bem diversificada nos mercados mundiais, minimizando possíveis impactos de crises internacionais localizadas. Para isso, o aumento nos volumes em vários mercados em expansão e ampliação do número de países foi e continuará sendo fundamental; participação forte em feiras internacionais: Expo Riva Schuh, Bread and Butter, Who´s Next, Ispo Munich, D&A New York, Pure, WSA, White Touch, Micam e Tranoi; aquisição da marca Ipanema nos Estados Unidos; bons resultados da coleção e campanha publicitária da Ipanema G2B – alusão ao projeto água (H2O).

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