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04/02/2017 - 07:31

TIM em 2016: o ano da evolução

TIM encerra 2016 com recuperação de receita, forte crescimento no pós-pago, 33,5% de margem Ebitda e liderança disparada no 4G.

Em 2016, a TIM traduziu os grandes investimentos em infraestrutura e a eficiente gestão operacional em resultados financeiros sólidos. O crescimento anual de 33,5% na margem Ebitda normalizada pela venda de torres e outros efeitos — maior marca em sete anos — e a recuperação das receitas, evidenciam um período de grande evolução.

Líder na cobertura do 4G no país, a TIM encerrou 2016 com mais de 1.200 cidades com a tecnologia de quarta geração, cobrindo 74% da população urbana. A expansão da cobertura possibilitou o salto da base pós-paga para 23% da base total de clientes. A companhia tem hoje quase 17 milhões de linhas no segmento 4G, com um crescimento de 137% em comparação com o mesmo período de 2015. A expectativa é fechar 2017 acima de duas mil mil cidades atendidas, contemplando 90% da população urbana do Brasil.

Em paralelo, a TIM manteve o esforço contínuo para avançar com seu Plano de Eficiência, reduzindo em 12% seus custos operacionais normalizados (OPEX). Em um ano, a gestão realizou mais de 70% da meta de R$ 1,7 bilhão, traçada para o período de 2016-18. Essa eficiência é fruto não só de um rígido controle de custos, mas de ampla revisão de processos de despesas e negociações com parceiros que permitem atingir com eficiência plenamente os objetivos operacionais e de investimentos.

Foco na base de valor e receita por usuário —Ao longo do ano, a TIM registrou um aumento contínuo da receita média por usuário (ARPU) no quarto trimestre de 2016, que chegou a R$ 19,2, estimulado pela demanda por dados e serviços inovativos.

Com o fortalecimento da base de valor, a operadora atingiu em dezembro o maior percentual de clientes pós-pagos dos últimos nove anos, passando a representar 23,5% do total da sua base. Além disso, fechou 2016 com 16,9 milhões de usuários do 4G.

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