Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2017 - 08:23

TI: uma necessidade contemporânea

Já imaginou nossa vida sem o Google Maps ou um simples smartphone? Cada vez mais a sociedade contemporânea depende e exige ferramentas como essas e, a partir desta demanda e necessidade, a Tecnologia da Informação ganhou espaço e está entre as áreas mais bem remuneradas do mercado de trabalho. Além disso, apresenta rápida valorização do profissional e funciona como um diferencial no negócio para muitas organizações, como por exemplo nos casos como Google, Facebook, Whatsapp, Nubank, Uber e Spotify, que utilizam a tecnologia para trazer praticidade à vida de seus consumidores.

Uma disputa tecnológica serve de estímulo para que as empresas busquem aperfeiçoar seus serviços e ainda ofereçam um melhor atendimento aos seus clientes. A Tecnologia da Informação pode ser uma área de apoio para outros setores dentro da organização, agregando valor ao negócio de forma direta ou indireta. Além disso, pode ser um ramo de atividade, onde o produto/serviço final é a própria TI.

Com um mercado cada vez mais competitivo, o curso de Tecnologia da Informação está entre os mais procurados nas áreas de ensino. No entanto, o mercado de trabalho ainda carece de mão de obra qualificada para atender a demanda, em consequência disso sobram muitas vagas de trabalho. Isso acontece porque a maioria das instituições acadêmicas não formam seus alunos para a necessidade das empresas, e assim, o investimento em um curso com um plano de ensino aderente ao mercado é muito recomendado para pessoas que desejam ingressar no setor de forma rápida.

O técnico pode atuar internamente na empresa apoiando outros setores, seja no trabalho com software ou na infraestrutura. No caso de atuação externa, a atividade é mais voltada para empresas onde o produto ou serviço final é TI, como por exemplo a empresa pode ceder uma equipe especializada em tecnologia para alocação em um determinado cliente para um projeto específico, onde será realizado um trabalho de Outsourcing. Ou seja, cada vez mais o profissional técnico é fundamental para uma organização, seja para manutenção de computadores, configurar uma rede ou então para desenvolver a criação e evolução de um determinado software próprio da empresa.

. Por: Antonio V. S. Castro, Professor e Coordenador de ensino em TI da Escola Profissional Fundatec (EPF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira