Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2017 - 07:21

Queda nas vendas de fim de ano reduziu falta de produtos nos supermercados, aponta NeoGrid/Nielsen

Em dezembro, índice de faltas registrou queda de 13% em relação ao mês anterior, segundo NeoGrid/Nielsen. Volume de vendas reduzido ocasionou a diminuição da ruptura no varejo supermercadista. Grande oscilação do indicador em 2016 tem relação com o cenário político econômico.

Após quatro meses de altas consecutivas, a ruptura, índice que mede a falta de produtos nos supermercados, voltou a cair. Em dezembro, o indicador registrou queda de 13% em relação ao mês anterior e fechou 2016 em 9,36%, segundo dados da NeoGrid/Nielsen, que reúne informações de mais de 10 mil lojas em todo o Brasil. Segundo Robson Munhoz, diretor de relacionamento com o varejo da NeoGrid, a retração das faltas tem relação com a queda de 7% no volume de vendas dos supermercados em dezembro. “O varejo sempre espera vender mais durante o Natal e se prepara para esse período abastecendo seus estoques. Porém, as vendas não foram satisfatórias e acabaram sobrando produtos nas prateleiras, o que ocasionou a redução da ruptura”.

Durante 2016, a ruptura sofreu grande oscilação. O ano começou com o índice bastante elevado, chegando a 13,08% em janeiro. Apresentou queda nos meses seguintes e, no terceiro trimestre, alcançou certa estabilidade ao registrar 9,72% em agosto. Em outubro, novamente ganhou força e chegou a 10,64% em novembro. Munhoz explica que essa variação do índice de faltas é resultado, principalmente, da grande instabilidade política e econômica que marcou 2016. “Com a crise, as pessoas mudaram hábitos de consumo, a indústria ficou um pouco mais pessimista e houve um receio do varejo em comprar alguns produtos e não vender. Também tivemos uma troca de política econômica e até o aumento de vendas no varejo supermercadista em determinado momento. Isso tudo refletiu no indicador de ruptura”.

Ruptura por setor — O setor de alimentos foi o que teve o maior índice de faltas em dezembro, 10,07%, e também o que sofreu maior queda em relação a novembro. Na sequência, o setor de bebidas registrou 9,45% de ruptura, higiene e beleza 8,09% e limpeza 6,09%.

NeoGrid — Com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a NeoGrid é uma empresa brasileira em constante crescimento e líder desde 2008 (IDC) no mercado nacional de soluções para a gestão de Supply Chain. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas e, ao mesmo tempo, a redução de estoques. No Brasil, a NeoGrid monitora os estoques e as vendas das redes de supermercados, eletrônicos, materiais de construção e farmacêuticos, disponibilizando aos fornecedores visibilidade diária das vendas ao consumidor e níveis de estoques nas lojas e centros de distribuição, permitindo uma rápida reação da cadeia à demanda do mercado; reduz erros de processos entre indústria e varejo ao integrar e padronizar seus sistemas de informação; e planeja as operações, a distribuição e a reposição de estoques, controlando seus excessos com base no consumo real. Em 2014, pelo terceiro ano consecutivo, a NeoGrid foi premiada por sua inovação no cenário do varejo pela revista americana Supply Demand Chain Executive (SDCE Award). No mesmo ano, ainda foi reconhecida nos Estados Unidos na categoria "Excelência na cadeia de suprimentos" pelo Pros to Know Award. 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira