Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 10:00

PET/CT permite diagnóstico e acompanhamento do Câncer de Mama

SBBMN promove palestra dia 31 de março de 2008, na capital paulista.

O mais avançado exame da Medicina Nuclear é a PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons) e sua principal característica é a capacidade de detectar câncer metastático, ou recorrente, comparando com outros métodos de diagnóstico por imagem convencionais.

“A PET é um exame completar a procedimentos convencionais e traz informações adicionais quando o convencional tem resultados duvidosos, ou indeterminados, mostrando ainda a habilidade de diferenciar lesão benigna de maligna”, explica o Dr. José Soares Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN).

Em casos de reestadiamento e doença avançada, a PET apresenta resultados superiores aos dos métodos convencionais e pode dar o diagnóstico definitivo da presença, ou não, de lesões metastáticas.

“A PET é particularmente útil no reestadiamento de pacientes com câncer de mama, na avaliação da resposta à terapia e como método decisivo quando exames convencionais são equivocados. Também tem demonstrado capacidade particular de avaliação da resposta à quimioterapia em pacientes com câncer de mama avançado e naqueles com doença metastática”, completa o Dr. José Soares Jr, médico nuclear do Incor de São Paulo.

A Medicina vive a transição de diagnóstico baseado em técnicas anatômicas para diagnóstico baseado em técnicas metabólicas. Os tumores malignos consomem glicose avidamente, o que faz com que possam ser detectados através da PET com Glicose Marcada. Isso significa que é possível avaliar o funcionamento dos órgãos “in vivo”.

Em 36% dos casos de câncer de mama avançado, usando a PET, há mudança no estadiamento clínico e pode ocorrer mudança na conduta clínica em 58% dos casos. Além disso, a PET mostra a resposta do paciente à quimioterapia já nos primeiros ciclos do tratamento, o que pode levar à mudança de conduta. Na prática, para o paciente, isso significa menos ansiedade, menos sofrimento, mais qualidade de vida e até maior sobrevida.

Frente à importância deste tema, no dia 31 de março de 2008, às 20 horas, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al. Santos, 85), em São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN) promoverá a palestra gratuita PET/CT no Câncer de Mama.

Dirigida a médicos e profissionais da saúde, a palestra será ministrada pelo Dr. Auro Del Giglio, oncologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, e pelo Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, professor da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Serviço de Medicina Nuclear do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

SBBMN - A Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear, fundada há quase 50 anos, tem entre seus sócios médicos nucleares, serviços de saúde e outros profissionais de áreas correlatas, como biomédicos, tecnólogos, biólogos, físicos, químicos e radiofarmacêuticos. Seus principais objetivos são contribuir para a atualização dos profissionais da área, integrar e favorecer o desenvolvimento da Medicina Nuclear. | Mais informações pelo telefone para (11) 3262-5438, pelo e-mail para [email protected], ou no site www.sbbmn.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira