Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 10:02

Hospital Santa Sofia conquista certificação da 3M

A Central de Esterilização do Hospital Santa Sofia recebeu no dia 5 de março, durante um coquetel realizado no hospital, o Certificado Ouro 3M em Monitorização da Esterilização, concedido pela empresa 3M. Este certificado significa que o hospital atende a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização, segurança, tecnologia e excelência de produtos utilizados. O Santa Sofia é o único hospital da cidade de Campinas a receber este tipo de certificação.

De acordo com o médico doutor Eduardo Tadeu Moraes Santos, diretor administrativo do hospital, o processo de certificação da Central de Esterilização do Santa Sofia, demorou cerca de seis meses para ser desenvolvido e teve um investimento de aproximadamente R$ 35 mil reais. "O processo foi monitorado por uma equipe de auditores da 3M que verificaram todo o ciclo de esterilização" explica o médico. Além do reconhecimento, a certificação tem um caráter educacional, pois durante o processo os profissionais da 3M apresentaram e avaliaram a aplicação de uma série de controles que asseguram a esterilização do material. "A análise se baseia nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AAMI) entidade internacional que engloba membros de todos os paises e pela Sociedade Brasileira de Enfermermagem em Centros Cirúrgicos (SOBCC)" assegura Dr. Eduardo.

De acordo com o diretor administrativo, a Central de Esterilização do Hospital Santa Sofia sempre atendeu as normas nacionais e agora as normas internacionais, sendo um exemplo, e, o certificado só vem comprovar essa excelência. "Há um ano o processo de esterilização demorava cerca de 48 horas para ser liberado; mas agora obedecendo as normas internacionais da AAMI, o processo passa a ser liberado em apenas duas horas, otimizando ainda mais o serviço do hospital.

A Central de Esterilização existe para deixar estéreis os campos operatórios, os aventais cirúrgicos e todo o instrumental utilizado pelos médicos nas cirurgias. "A esterilização é o processo utilizado para destruir todas as formas de vida microbiana. O nosso objetivo é assegurar a qualidade da esterilização adotando o padrão americano baseado nos preceitos da ISO (Internation Organization for Standardization) obtendo assim uma garantia eficiente de todas as fases do processo" explica a gerente de enfermagem Geida Maria Felix. O processo completo passando pelas cinco fases se encerra a cada duas horas. "O centro funciona em parceria com outras unidades do hospital para saber quais materiais e artigos serão necessários a cada dia" enfatiza. Sete funcionários trabalham na Central de Esterilização do hospital, eles são submetidos a treinamento interno todo o mês. "É uma zona destinada à esterilização, controle e distribuição de materiais estéreis a todos os setores do hospital, contribuindo para a prevenção e controle de infecção hospitalar", explica Dr. Eduardo.

"Todo mês é necessário mandar para a Vigilância Sanitária uma planilha com dados das cirurgias e das possíveis infecções, mas a planilha do Hospital Santa Sofia tem se mantido zerada com relação aos casos de infecções hospitalares há mais de 7 anos, isso é prova da nossa excelência na Central de Esterilização" aponta o diretor.

O Hospital Santa Sofia realiza cerca de 350 cirurgias por mês, em média são realizados 40 ciclos de esterilização por dia, no serviço que funciona 16 horas por dia, das 6h até 22h, em 2 turnos, de segunda a sexta. É importante ressaltar que o hospital passa por um processo de qualificação e modernização desenvolvido há um pouco mais de um ano, quando o hospital deixou de chamar Hospital de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier e passou a ser conhecido como Hospital Santa Sofia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira