Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2017 - 06:59

ABB teve lucro líquido de US$ 489 milhões no 4T16: 139% de aumento comparados ao 4T15

3% de crescimento dos pedidos impulsionados por grandes contratos. 9% de crescimento dos pedidos nos Estados Unidos e na China. 1% de crescimento nas receitas. Forte crescimento nos pedidos em Power Grids (+ 15%) e das receitas (+ 4%); a margem do Ebita Operacional cresceu para 10,4%. Margem de 11,7% do Ebita operacional, influenciada pela inadimplência de um grande distribuidor na Turquia e perdas cambiais no Egito. Lucro líquido de US $489 milhões, contra US $204 milhões no quarto trimestre de 2015. Já os destaques de 2016, tiveram margem do Ebita operacional até 0,50 pontos percentuais para 12,4%, lucro operacional por ação + 4%, pedidos -5% e receita -1%, lançamento bem-sucedido do ABB AbilityTM – integrando e expandindo a oferta digital, retorno financeiro sobre o capital investido aumentou de 0,70 pontos percentuais para 14,1%; aumento de 5% no fluxo de caixa livre, redução de custos e progresso dos programas de capital de giro, e proposta do 8% de aumento consecutivo dos dividendos para CHF0.76 por ação. Divisão Power Grids registra maior alta com pedidos como o fornecimento para Belo Monte.

"Apresentamos crescimento no quarto trimestre, impulsionado pelo forte desempenho de Power Grids, em um mercado adverso," disse o CEO Ulrich Spiesshofer. "Nossos clientes estão animados em relação ao ABB Ability, que inclui nossa liderança na oferta digital na indústria. Com os pedidos já recebidos e um interesse significativo, estamos construindo uma dinâmica de crescimento conforme implementamos a fase 3 do Next Level," completa. "O dinamismo inerente da melhoria de desempenho continuou e foi mais forte do que os números que estamos reportando se forem considerados os eventos pontuais que nos afetaram durante o trimestre."

“Em 2016, fizemos progressos significativos, transformando a ABB em líder de tecnologia digital, mais enxuta e focada no cliente," disse Spiesshofer. "Nós apresentamos um aumento de margem por meio de nosso foco contínuo na produtividade e no custo. Nosso programa de capital de giro, forte geração de caixa e alocação disciplinada de capital reflete a nova cultura de caixa da ABB. Estamos cumprindo nosso compromisso de retorno atraente ao acionista."

A ABB teve lucro líquido de US$ 489 milhões no último trimestre de 2016. O número representa um aumento de 139,7% na comparação com o mesmo período de 2015. A multinacional suíço-sueca também registrou crescimento de 3% dos pedidos e de 1% da receita, impulsionados por grandes contratos das divisões de Power Grids (PG) e Electrification Products. A divisão de PG registrou a maior alta, com 15% de crescimento dos pedidos, 4% da receita e 10,4% da margem operacional Ebitda. Os pedidos acima de US$15 milhões foram 35% maiores nas divisões de Power Grids e Discrete Automation and Motion. Um deles é o contrato de US$ 75 milhões para o fornecimento de transformadores conversores de alta tensão para Belo Monte, no Brasil.

Expectativa de curto prazos — Os desenvolvimentos macroeconômicos e geopolíticos estão sinalizando um cenário misto com incerteza contínua. Alguns sinais macroeconômicos permanecem positivos nos Estados Unidos e o crescimento na China deve continuar. O mercado global em geral permanece influenciado pelo crescimento modesto e pelo aumento das incertezas, como por exemplo a Brexit na Europa e as tensões geopolíticas em várias partes do mundo. Os preços do petróleo e os efeitos de conversão cambial deverão continuar influenciando os resultados da empresa. Com isto e com a transformação em curso na ABB, esperamos que 2017 seja um ano de transição.

As demandas de transmissão e distribuição de energia impulsionaram os pedidos no quarto trimestre de 2016 e os pedidos de grande porte compensaram a queda dos pedidos de base. No País, que está entre os principais mercados em volume de vendas da companhia, foi registrado aumento de 36% nos pedidos totais e queda de 3% dos pedidos de base.

Os mercados dos Estados Unidos e China registraram o maior aumento dos pedidos (9%). A expectativa da companhia suíço-sueca é que esses mercados continuem apresentando taxas de crescimento.

Na visão da ABB, 2017 será um ano de transição e transformação contínua. O mercado global continua sofrendo o impacto das incertezas com as tensões geopolíticas em várias partes do mundo e o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). Os preços do petróleo e os efeitos da variação cambial devem continuar influenciando os resultados da empresa.

Segundo a companhia, a demanda se manteve estável para os produtos e serviços destinados à renovação da infraestrutura energética e integração de energia renovável. Na indústria, os investimentos em robótica em setores como o automotivo e de alimentos e bebidas mantiveram-se positivos. Por outro lado, a demanda das indústrias de processamento, especificamente mineração e petróleo e gás permaneceu fraca.

"Crescemos no quarto trimestre, impulsionados pelo forte desempenho da divisão de Power Grids, em um mercado adverso", afirmou o CEO Ulrich Spiesshofer. "Nossos clientes estão entusiasmados em relação ao ABB Ability, que inclui nossa liderança na oferta digital na indústria. Com os pedidos já recebidos e um interesse significativo, estamos construindo uma dinâmica de crescimento conforme implementamos o terceiro nível da nossa estratégia”, afirmou. "A melhoria de desempenho continuou e foi mais forte, se forem considerados os eventos pontuais que nos afetaram durante o trimestre”.

Os pedidos de base (abaixo de US$ 15 milhões) tiveram queda de 1% na comparação com o quarto trimestre de 2015. O número de pedidos de serviços e softwares aumentou 4% no mesmo período e representou 20% do total dos pedidos. A carteira de pedidos totalizou US$ 23 bilhões – 1% a menos que no último trimestre de 2015.

“Em 2016, fizemos progressos significativos, transformando a ABB em líder de tecnologia digital, mais enxuta e focada no cliente”, afirmou Spiesshofer. "Apresentamos um aumento de margem através de nosso foco contínuo na produtividade e no custo. Nosso programa de capital de giro, forte geração de caixa e alocação disciplinada de capital refletem a nova cultura de caixa da ABB. Estamos cumprindo nosso compromisso de retornos atraente ao acionista.”

Estratégia Next Level – Fase 3: em 4 de outubro de 2016, a ABB lançou a fase 3 de sua estratégia “Next Level”, para gerar valor para clientes e acionistas. Os elementos essenciais desta fase incluíam: moldar as divisões da ABB em quatro unidades empreendedoras e líderes de mercado; perceber o completo potencial digital da ABB; acelerar o impulso em excelência operacional; e fortalecer a marca da ABB.

Conduzir o crescimento em quatro unidades empreendedoras e líderes de mercado — A ABB está conduzindo o crescimento em quatro divisões empreendedoras líderes de mercado, Electrification Products, Robotics and Motion, Industrial Automation e Power Grids. Estas divisões foram efetivadas em 1º de janeiro de 2017 e estão totalmente em operação.

Um salto quântico no digital com o ABB AbilityTM — O ABB AbilityTM combina um portfólio de soluções digitais e serviços para todos os segmentos em que os clientes da ABB atuam consolidando a posição de liderança do Grupo na Quarta Revolução Industrial e apoiando a competitividade das suas quatro divisões empreendedoras. Com o ABB Ability, a empresa prevê um mercado anual de até US$ 20 bilhões.

Aceleração do impulso na excelência operacional— O programa de redução de custos White-Collar Productivity está em vias de entregar uma economia adicional, atingindo um total de US$ 1.3 bilhão, taxas do final de 2017. A ABB vai conseguir essa economia adicional dentro do prazo inicialmente planejado e por um custo US$ 200 milhões abaixo do valor total de restruturação e implementação inicialmente anunciado. A ABB continua com seus programas regulares de redução de custos, para alcançar o equivalente a economia de 3-5% do custo das vendas a cada ano.

A ABB está executando conforme planejado, o seu programa de Net Working Capital (Capital de giro líquido) liberarando US$ 2 bilhões até o final de 2017. Em dezembro de 2016, ela liberou aproximadamente US$ 900 milhões. O Net working capital como um percentual da receita reduziu 150 bps para 11,5% em relação a 2015.

Fortalecer a marca da ABB — A ABB está adotando uma única marca corporativa, consolidando todas as suas marcas em todo o mundo sob um único guarda-chuva. O portfólio de empresas da ABB está sendo unificado, apresentando toda a sua extensão e profundidade como uma empresa global, oferecendo tudo sob uma única grande marca. Esta marca unificada desempenha um papel chave em apresentar o potencial de valor da oferta digital da ABB, uma vez que aumentou a fidelidade à marca, preço premium e probabilidade de compra.

A marca apresenta elementos de design que pretendem articular claramente a visão, direção e posição única de mercado da ABB, para clientes, acionistas, funcionários e todos os stakeholders. A história da ABB como uma líder pioneira de tecnologia e as três áreas de foco de sua estratégia Next Level estão refletidas em sua promessa da nova marca: " Let’s write the futureTM”

Perspectiva — Os desenvolvimentos macroeconômico e geopolítico estão sinalizando um cenário misto de incerteza contínua. Alguns sinais macroeconômicos permanecem positivos nos Estados Unidos e o crescimento na China deverá continuar. O mercado global permanece impactado pelo crescimento moderado e pelo aumento das incertezas, como, por exemplo, a saída da Inglaterra da zona do Euro, e as tensões geopolíticas em várias partes do mundo. Os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial devem continuar influenciando os resultados da empresa. Com isso e a transformação contínua da ABB, esperamos que 2017 seja um ano de transição.

As perspectivas atraentes de demanda a longo prazo nos três principais setores de clientes da ABB – concessionárias de serviços, indústria, transporte e infraestrutura - são impulsionadas pela Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB está bem posicionada para aproveitar essas oportunidades de crescimento rentável a longo prazo por sua forte presença no mercado, ampla área geográfica e de negócios, liderança tecnológica e solidez financeira.

Perfil — A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder nas tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. Continuando mais do que uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132.000 funcionários.| www.abb.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira