Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/02/2017 - 07:05

Cinema do IMS-RJ exibe Toni Erdmann e todos os longas-metragens de Maren Ade

Em conjunto com o filme Toni Erdmann (Alemanha, Áustria, 2016), que tem estreia nacional em 9 de fevereiro, o cinema do IMS-RJ exibirá com exclusividade no país, em projeções 35 mm, os outros dois longas-metragens da diretora alemã Maren Ade (1978): Floresta para as árvores (Alemanha, 2003) e Todos os outros (Alemanha, 2009).

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e primeiro lugar nas listas dos melhores filmes de 2016 organizadas por revistas como Cahiers du Cinéma, Sight and Sound e Film Comment, Toni Erdmann conta a história de Winfried, um professor de música que não encontra muito a filha, Ines, uma executiva séria e dedicada. Ao se ver repentinamente sem alunos, decide surpreendê-la com uma visita em Bucareste, na Romênia, onde ela trabalha em um grande projeto empresarial. Disfarçado com um terno brega, uma peruca estranha e uma dentadura postiça, Winfried assume o alter ego Toni Erdmann e invade a vida profissional de Ines em uma tentativa de aproximação.

“Eu não gosto de soluções fáceis na narrativa”, afirma a diretora. “Preciso ser capaz de acreditar em cada passo que os personagens dão ao longo do caminho. Não precisa ser particularmente provável, mas pelo menos possível. Por isso decidi criar uma situação que faz com que os personagens se sintam como se estivessem atuando em um filme. Toni introduz esse elemento na vida de Ines e Winfried – um elemento de brincadeira, ousadia, liberdade – e lhes permite experimentar a si mesmos de uma nova maneira. Graças à ideia boba de Winfried, de repente tudo é possível.”

Nos dias 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo) e 4 de março (sábado), será exibido o segundo longa-metragem de Ade, Todos os outros, que investiga as dinâmicas de um casal em férias no Mediterrâneo. Aos poucos, eles têm a sua relação testada a partir do encontro com outro casal. Ganhou o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim em 2009.

Para o crítico Mark Peranson —editor da revista Cinema Scope e programador do Festival de Locarno — “Todos os outros é um filme em que as constantes mudanças de ponto de vista são sutis e nunca claramente indicadas. Quando você acha que o entendeu, ele ainda escapa. Isso cria uma experiência para o espectador distinta daquela sempre colocada por um tipo mais convencional de cinema (o drama romântico ou a história de amor), um filme por vezes psicológico, por vezes cinematográfico e/ou pueril, e todo o tempo realista e franco.”

O primeiro filme da diretora, Floresta para as árvores, exibido nos dias 4 e 5 de março (sábado e domingo), foi seu trabalho de conclusão na Escola de Cinema de Munique. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance em 2005, conta a história de uma professora idealista que consegue seu primeiro emprego.

Para Jason Anderson, crítico da revista Cinema Scope, “[a atriz] Eva Löbau apresenta desempenho fascinante como uma jovem professora solitária neste doloroso filme alemão. Floresta para as árvores registra o declínio de Melanie (Löbau), uma menina do interior que chega na cidade grande cheia de esperança, mas logo se vê mal preparada para lidar tanto com seus alunos malcriados ou com os adultos desagradáveis ao seu redor. À medida que as humilhações aumentam em número e gravidade, Melanie começa a desmoronar, e Löbau e Ade retratam seu colapso em câmera lenta com uma combinação efetiva de rigor e empatia.”

Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com. Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala. O cinema do IMS não abre às segundas-feiras.

Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea – Rio de Janeiro (RJ). Telefone (21) 3284-7400 | ims.com.br | twitter.com/imoreirasalles entre outras redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira