Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 10:35

Empresas japonesas mostram interesse no projeto do Trem-bala


A comitiva chefiada pelo governador Sérgio Cabral, que está no Japão em busca de investimentos para o Estado do Rio de Janeiro, viajou, de Tóquio a Nagoya no trem de alta velocidade japonês Shinkansen. O secretário de Transportes, Julio Lopes, ficou impressionado com o interesse das empresas japonesas, representadas pelo Keidanren (associação das empresas locais), em implantar o trem-bala Rio-SãoPaulo.

- As empresas e o governo japonês desejam muito construir o trem de alta velocidade que fará a ligação Rio-São Paulo. O Japão foi o primeiro país do mundo a desenvolver essa tecnologia, em 1960, e é impressionante como já era desenvolvida há 40 anos. Vou me empenhar muito para que o trem-bala saia do papel o mais rápido possível, pois é muito importante para os dois estados e trará conforto, segurança, pontualidade e mobilidade para a população - garantiu o secretário.

Julio Lopes destacou também a visita feita à empresa Mitsui - maior fabricante de trens do mundo e que teve no ano passado um faturamento de US$ 200 bilhões.

- A comitiva presidida pelo governador foi a primeira da América Latina a ser recebida pela presidência da Mistui, o que mostra a importância do nosso estado e a interação de negócios entre o Rio de Janeiro e o Japão - analisou o secretário.

O governador Sérgio Cabral acredita que o seu governo recuperou a credibilidade do mercado e afirmou que a Mitsui recebeu, em apenas um ano, o pagamento referente a dez trens encomendados para a SuperVia há sete anos, e que não tinham sido pagos pelos governos passados.

- Eu e meus secretários estamos aprendendo mais sobre trens. Este é um país que soube investir em transporte ferroviário há mais de 40 anos e, quem sabe, poderemos vir até a encomendar o trem-bala dos japoneses - disse o governador, que anunciou a compra de novos carros para o metrô e os trens urbanos.

O governador explicou que, para o metrô, serão comprados 120 novos carros nos próximos dois anos. O sistema de trens urbanos receberá, pelo menos, 400 carros novos.

- Certamente, no âmbito dos governos estaduais, é a maior encomenda do Brasil. E essa é uma ótima notícia para a população - frisou Sergio Cabral.Cabral anuncia alíquota zero para aço do trem-bala

Seul - O governador Sérgio Cabral anunciou segunda-feira (17), já em Seul, na Coréia do Sul, que o Governo do Estado poderá zerar a alíquota de importação do aço para a indústria ligada ao trem de alta velocidade. Cabral fez a declaração após ouvir de executivos coreanos a queixa de que o preço do aço no Brasil é muito elevado. Ainda dentro do KTX (Korean Train Express), onde fez um test drive pela manhã, o governador foi enfático:

- Não vamos admitir que o trem-bala fique mais caro por conta do preço do aço brasileiro. Se for necessário, o governo isentará a importação do aço, independentemente do país cujo modelo for escolhido para fazer o trem.

O governador deixou claro que medidas como esta serão tomadas em seu governo sempre que percebida a possibilidade de projetos saírem a um custo menor.

- Faremos da mesma maneira que a feita com a indústria naval, quando, no início deste ano, zeramos a alíquota de importação do aço. Isso está dando competitividade a essa indústria - disse.

Em janeiro, segundo explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o governo zerou essa alíquota, que chegava a 16% - mesmo percentual da alíquota do aço para a indústria do trem-bala.

- Temos todo interesse em que a nossa população seja rapidamente atendida e com um serviço de qualidade no que diz respeito a trens. Isso vai ter um impacto enorme na vida e na capacidade econômica do Estado do Rio - emendou o secretário de Estado de Fazenda, Joaquim Levy, também na comitiva.

Pela manhã, o governador viajou entre Seul e Cheonan no KTX. Ele disse que, mais do que os trens, cujas tecnologias japonesa e coreana são semelhantes, ficou impressionado com o planejamento de cidades na Coréia. Como o país se interessa em descentralizar a população, cria cidades próximas às estações do trem-bala. Cabral visitou uma cidade em construção em Cheonan, onde o trem já passa e a infra-estrutura está em fase operação.

Para o governador, a possibilidade de um crescimento descentralizado nas áreas próximas ao trem-bala é "muito positiva". Ele lembrou que o projeto coreano prevê quatro estações - em Resende, Volta Redonda, Taubaté e em São José dos Campos -, permitindo o desenvolvimento de regiões do interior do Rio de Janeiro e de São Paulo.

- Isso gera o desinchaço urbano e o crescimento descentralizado.

Os coreanos podem fazer uma linha expressa ligando Rio e São Paulo em 90 minutos e, uma outra, com duas horas e 20 minutos de duração, incluindo as paradas nas quatro estações citadas.

À tarde , junto da comitiva de sua missão de governo e empresarial ao Japão e à Coréia do Sul - onde Cabral está desde o dia 11 de março em busca de novos investimentos para o estado -, o governador almoçou com a direção da Rotem, empresa fabricante dos 20 trens importados recentemente pelo estado. Depois, expôs a situação econômica favorável do Estado às direções da Samsung Electronics e da Hyunday Motor Company.

Levy e Bueno são dois dos quatro secretários de Estado que integram a comitiva. Os demais são Julio Lopes (Transportes) e Alexandre Cardoso (Ciência e Tecnologia). A viagem também é acompanhada pela líder do PMDB na Assembléia Legislativa do Estado (Alerj), deputada Aparecida Gama; pelo presidente do InvestRio, Maurício Chacur; pelo presidente da CEDAE, Wagner Victer e pelo presidente do Sebrae, Sérgio Malta. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, está presente em todos os encontros, uma vez que a Firjan é parceira na organização da missão. | Foto: O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Nassahiro Fukukawa, antes de embarcar no trem bala Shinkansen, durante a viagem de Tóquio a Nagoya

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira