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18/03/2008 - 10:39

Saraiva atinge lucro líquido consolidado em 70,2 milhões, 51,1% de crescimento em 2007

O Ebitda somou R$ 113,3 milhões.

O ano de 2007 foi de grandes conquistas para a Saraiva. Ao mesmo tempo em que a Companhia registrou sólido desempenho e atingiu vários recordes de rentabilidade e crescimento, foram identificadas oportunidades únicas de investimentos que fortaleceram a capacidade competitiva e contribuíram para a continuidade do crescimento sustentável. O desempenho da Saraiva foi favorecido pelo ambiente de crescimento econômico e de recuperação da renda, com reflexos positivos sobre o consumo de produtos e serviços ligados a educação, cultura e informação, aliado ao cenário de intensificação dos investimentos públicos na área da educação.

O lucro líquido consolidado alcançou R$ 70,2 milhões, o que corresponde ao crescimento de 51,1%, registrando recorde pelo quarto ano consecutivo. A receita bruta consolidada somou R$ 779,4 milhões e superou em 32,7% a do ano anterior. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 113,3 milhões, o que significou elevação de 53,5% em relação a 2006. O valor total de investimentos em 2007 atingiu o recorde de R$ 41,4 milhões.

Editora Saraiva - Em 2007, a receita bruta acumulou R$ 309,3 milhões, montante 24,8% superior ao registrado no ano anterior. Tanto as vendas de livros ao mercado privado como a receita obtida na comercialização com o governo, contribuíram positivamente para o significativo aumento da receita total no período. As vendas de livros no mercado privado atingiram R$ 188,7 milhões, apresentando elevação de 11,3% sobre o ano anterior. Destacaram-se no período as linhas de livros jurídicos (+12,6%) e as de livros de economia, administração e negócios (+43,2%). As vendas de livros ao governo somaram R$ 120,5 milhões, o que corresponde a aumento de 53,9% em relação a 2006. O Ebitda acumulou R$ 73,2 milhões, o que representa crescimento de 33,5% sobre o resultado de 2006. A margem Ebitda foi de 23,7% em 2007, o que significou elevação de 1,6 ponto percentual em relação ao ano anterior.

A Editora Saraiva sempre foi reconhecida pelo alto padrão de qualidade e de excelência editorial de seus produtos. Durante o ano de 2007, a Editora fez dois importantes movimentos estratégicos para agregar ainda mais valor às soluções educacionais oferecidas, com a aquisição da Pigmento Editorial S.A., responsável pela comercialização do Ético Sistema de Ensino, e com a entrada no segmento de conteúdo digital multimídia por meio da associação firmada com a Houghton Mifflin Harcourt International Publishers, uma das empresas líderes no mundo na área de softwares educacionais.

As tradicionais linhas de atuação da Editora Saraiva também apresentaram desempenho positivo em 2007. A área de livros jurídicos consolidou ainda mais sua posição de liderança e a linha de livros de economia, administração e negócios teve um crescimento substancial. No mercado de livros didáticos, o destaque foi o valor recorde negociado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que somou quase R$ 100 milhões, para atendimento ao ano letivo de 2008, no âmbito do ensino fundamental (PNLD - Programa Nacional do Livro Didático) e do ensino médio (PNLEM - Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio).

Livraria Saraiva - A receita bruta da Livraria totalizou R$ 487,4 milhões, equivalente a incremento de 38,4% em relação a 2006. O excepcional crescimento foi propiciado pelo forte desempenho da divisão de varejo eletrônico (+ 60,8%) e das lojas físicas (+ 29,8%). O expressivo ritmo de crescimento nas vendas das lojas físicas é resultado tanto do projeto de expansão de lojas, com sete novas unidades inauguradas ao longo de 2007, como do aumento de 16,2% nas receitas das lojas comparáveis (que já existiam desde o início de 2006). O Ebitda somou R$ 40,5 milhões, com elevação de 113,5% sobre o ano anterior. A margem Ebitda evoluiu de 6,0% para 9,2% em 2007.

O consistente crescimento de receita alcançado em 2007 é resultado do plano estratégico traçado a partir de 2005, que envolveu a contratação de um novo time de executivos, imprimiu maior agressividade às ações de marketing e decidiu pela ampliação do mix de categorias de produtos vendidos. Além disso, a Administração optou por acelerar o ritmo de inauguração de lojas e ampliar os prazos de pagamentos oferecidos aos clientes, o que contribuiu para formatar as condições propícias ao rápido incremento nas vendas. Com a conjuntura econômica também favorável, o cenário de crescimento foi potencializado.

Uma das estratégias que têm contribuído cada vez mais para que os clientes tenham a Livraria Saraiva como a primeira lembrança ao buscar cultura, entretenimento e informação, é a maior agressividade nas ações de marketing e a ampliação de importantes parcerias. Em 2007, houve crescimento de 54,6% na base de associados do programa de fidelização Saraiva Plus. No final do ano, o programa contava com mais de 1.770 mil associados. No período, também aconteceram parcerias com os renomados "Coffee Shops" Café Havanna, na loja do Shopping Crystal, em Curitiba, e Suplicy Cafés Especiais, na Mega Store do Shopping Paulista, em São Paulo. Além disso, foi firmada a parceria com o Banco do Brasil para lançar o cartão de crédito internacional Saraiva. Oferecendo amplo leque de atrativos, o ca rtão reforça a valorização institucional da marca, além de gerar economia com a taxa de administração e permitir estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes. Lançado como projeto-piloto em outubro de 2007, até o final de fevereiro de 2008 já haviam sido emitidos mais de 11,5 mil cartões.

Saraiva.com - Divisão de Varejo Eletrônico da Livraria Saraiva - Com o ambiente favorável e a capacidade técnica da Saraiva nas operações on-line, as vendas brutas atingiram R$ 156,5 milhões, com expressivo acréscimo de 60,8% sobre o montante do ano anterior. A participação no total da receita bruta da Livraria atingiu 32,1% em 2007, ante 27,6% em 2006. A estratégia de ampliação das categorias de produtos complementares ao livro continuou a apresentar expressivos resultados, com destaque especial para a linha de produtos de informática, que cresceu 234%.

Entre os segmentos iniciados durante em 2007, a linha de aparelhos celulares foi o principal destaque e já representou 4,0% do total de vendas do comércio eletrônico no 2° semestre do ano. O total de itens cadastrados ativos disponíveis para venda no final do ano superou 1.455 mil produtos, o que indica elevação de 33,9% em relação ao mesmo período ano anterior. O ano de 2007 marcou mais um período de significativo crescimento para o varejo eletrônico nacional. A queda nos preços dos PCs e nos custos de acesso à banda larga, aliada ao cenário de estabilidade econômica e ampliação do crédito ao consumo, gerou um ritmo de crescimento acima da expectativa da administração. Pela primeira vez na história, o ano contabilizou uma quantidade maior de venda de computadores que de televisores, no Brasil. Cabe destacar ainda o desempenho positivo da linha de livros, que é o carro-chefe da empresa, tanto nas lojas quanto no varejo eletrônico. O crescimento dessa área nas vendas pela Internet foi de 46,7%. | www.livrariasaraivari.com.br

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