Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2017 - 08:45

Teste genético identifica mulheres com baixo risco de recorrência de câncer de mama

Que podem ser poupadas da quimioterapia.

Tratamento quimioterápico possui consequências indesejadas para muitas pacientes e nem sempre oferece o benefício esperado, portanto, sua indicação deve ser analisada cuidadosamente.

Mulheres diagnosticadas com câncer de mama invasivo em estágio inicial agora têm à disposição um novo teste genético do tumor que identifica o risco de recorrência em um período de 10 anos após o diagnóstico inicial. Trata-se do Prosigna, teste aprovado pelas agências regulatórias dos Estados Unidos (FDA) e da Europa (EMA) como ferramenta prognóstica no câncer de mama.

O Prosigna auxilia nas decisões de tratamento e identifica pacientes com baixo risco de câncer de mama que não necessitam de quimioterapia. Como esse tipo de tratamento é destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, náuseas, dores abdominais, vômito, entre outras indisposições. Por isso o tratamento deve ser analisado de forma extremamente criteriosa antes de sua indicação.

Até muito recentemente não havia nenhum teste validado que fornecesse aos médicos e suas pacientes esta informação. Mais de 50% das recorrências de câncer de mama em mulheres ocorrem após cinco anos do diagnóstico, o grande diferencial desse teste é o fato de ele identificar o risco de recorrência de tumores em um período de 10 anos. Prever a probabilidade de reincidência até 10 anos após o diagnóstico é um auxílio significativo aos médicos para determinar a linha de tratamento a ser seguida.

A American Society of Clinical Oncology, conceituada banca médica norte-americana, também passou a recomendar o teste. Essa é, hoje, a plataforma mais robusta em predizer risco de recorrência tardia no câncer de mama em fase inicial.

. Por: Dra. Tania Vulcani, Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UNESP, Botucatu (2002); Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2005) - mestrado realizado em parceria com a University of Colorado Health Science Center; Doutorada em Ciências pelo Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo Unifesp (2010) e Diretora Científica do Laboratório Inteligene Genética Integrada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira