Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 10:50

Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP: mudança na grade curricular ajuda a formar novo profissional

A primeira turma da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, com novo currículo voltado à atenção farmacêutica, conclui o curso no final de 2008. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabeleceu mudanças na estrutura curricular dos cursos de Farmácia no país. Desde 2004, o farmacêutico tornou-se um profissional mais voltado à área da saúde e da doença, deslocando-se do eixo tecnológico, sem perder exata atribuição.

O objetivo desta mudança é resgatar a profissão de farmacêutico como um profissional da saúde. Segundo a professora Elfriede Marianne Bacchi, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, a proposta é a interação do profissional com o paciente e com a equipe de saúde. “A maior diferença na grade curricular consiste na interação de disciplinas e na introdução de disciplinas da área de humanas e de saúde pública, tornando o farmacêutico apto a atuar junto à equipe de saúde”, explica.

O profissional farmacêutico pode atuar, entre outros, em Farmácia Clínica, Análises Clínicas, Indústria Farmacêutica, Toxicologia e Alimentos.

Referente ao novo currículo, o farmacêutico passa a atuar na equipe de saúde, em atenção farmacêutica. Nessa nova visão, o profissional visa, entre outros, o acompanhamento do paciente hospitalar, atuação em Unidades Básicas de Saúde, o programa de saúde da família. Este profissional deve aconselhar o médico quanto à medicação, posologia, intervalo de administração, como o medicamento deve ser administrado.

Em relação à aceitação dos alunos na mudança da grade curricular, a presidente da Comissão de Graduação da FCF, destaca que os alunos e docentes têm sido bastante participativos nas mudanças. ”Obviamente eles estão um pouco apreensivos. Porém, aqueles que participaram da elaboração do currículo têm uma visão positiva. De maneira geral todos têm apostado no novo currículo”, conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira