Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 10:54

Júlio almeida conquista ouro no Sul-americano de Tiro Esportivo e espera homologação de índice olímpico


Classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 na pistola de ar 10m e no tiro rápido 25m, o brasileiro Júlio Almeida conquistou nesta segunda-feira, 17 de março, a medalha de ouro na prova de pistola 50m no Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo, que acontece no Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, no Complexo Esportivo de Deodoro. Mas o prêmio pelo primeiro lugar pode ser ainda maior. Ao marcar 543 pontos na fase classificatória (foram 639 no total), Júlio superou o índice olímpico da prova (540 pontos). A princípio, o Sul-americano não valeria como seletiva, mas a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) pediu a homologação da marca junto à Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF).

Apenas o delegado da ISSF, que chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira para a etapa brasileira da Copa do Mundo, de 22 a 28 de março, no mesmo Complexo Esportivo de Deodoro, pode confirmar o índice. Mas o assessor executivo da CBTE, Evaldo Carvalho, está otimista. “Uma série de exigências da ISSF devem ser analisadas, mas acredito que o índice será aprovado”, disse Evaldo.

Júlio começou a treinar para a prova de pistola 50m há apenas quatro meses. A medalha de ouro no Sul-americano foi uma surpresa, mas ele promete repetir o desempenho na Copa do Mundo se a ISSF não homologar a marca. “Se confirmarem o índice agora, será ótimo. Mas se a decisão for diferente, vou buscar a classificação na etapa brasileira da Copa do Mundo. Agora, este índice olímpico tem de ser a minha marca mínima na prova”, disse o campeão continental.

A prova de pistola 50m terminou com um pódio 100% brasileiro, completado por Vladimir Silveira (prata, com 637,4 pontos) e Gustavo Fruet (bronze, com 636,9 pontos). Para chegar ao alto do pódio, Júlio precisou fazer uma prova de recuperação na final, pois na fase classificatória terminou apenas em sexto lugar. “Fiz uma excelente final, só fiquei tenso nos dois últimos tiros. Fiquei acima da média na prova, foi um grande resultado”, vibrou o brasileiro. “Já estava muito animado para os Jogos de Pequim, é difícil ficar mais. Porém esse resultado é um incentivo enorme. Sabia que entraria na disputa por medalhas, mas não esperava ganhar”, prosseguiu Júlio.

O Brasil conquistou outro pódio completo no primeiro dia de finais do Sul-americano. Na prova de pistola 25m para mulheres, Ana Luiza Mello venceu com a marca de 765,5 pontos. Mariana Tessinari, que disputou a competição pela primeira vez, ficou com a prata (748,5 pontos) e Maria Cecília Bettisch, com o bronze (733,7 pontos). Os dois ouros do Brasil serão muito comemorados pelo técnico Volney Mello: ele é o treinador de Júlio Almeida e é casado com Ana Luiza Mello. “Será uma comemoração conjunta”, brincou Ana Luiza.

Antes das vitórias de Júlio e Ana Luiza, Roberta Cabo conquistou a primeira medalha do Brasil na competição: prata na carabina de ar 10m. Ela marcou 487,2 pontos, contra 492,1 da argentina Cecília Zeid, que ficou com o ouro. Em terceiro terminou a uruguaia Diana Cabrera, com 481,1. “Comecei mal a prova, mas me recuperei. Quando vi que poderia vencer, a emoção atrapalhou. Para mim, é muito significativo conseguir um bom resultado competindo no Rio, onde morei por 15 anos, e em um estande de nível internacional”, disse Roberta, que atualmente mora em São Paulo.

Na última final do dia, o brasileiro Samuel Lopes garantiu a medalha de prata na carabina deitado 50m ao atingir a pontuação máxima (10,9 pontos) no último tiro. “Foi na mosca”, comemorou Samuel, que marcou um total de 685,2 pontos e utilizou uma lembrança ruim para se superar na prova. “Nos Jogos Pan-americanos, realizados neste mesmo estande, fiquei em quarto lugar, bem pertinho da medalha. Não queria passar por aquilo de novo e me concentrei para atirar bem”, contou Samuel. O ouro na carabina deitado 50m ficou com o argentino Pablo Alvarez (685,4 pontos), enquanto outro brasileiro, Cassio Rippel, levou o bronze (685,1 pontos).

Nesta terça-feira, serão realizadas as disputas masculinas de carabina de ar 10m, pistola de fogo central 25m e double trap, além das competições femininas de carabina deitada 50m e pistola de ar 10m. Na pistola de fogo central 25m, o Brasil tem as maiores chances de ouro, com Júlio Almeida e Emerson Duarte. “É a prova mais forte da equipe neste segundo dia. No tiro esportivo é difícil fazer previsões, mas, se formos bem, podemos até formar um pódio totalmente brasileiro. Os argentinos serão nossos principais adversários”, explica Emerson Duarte, recordista do Exército Brasileiro na prova.

O Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo e a etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo são realizações da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), com patrocínio da Petrobras, e apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Exército Brasileiro.

Como chegar ao Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense: Pela Avenida Brasil, no sentido para a Zona Oeste, seguir até o Corpo de Bombeiros de Guadalupe e, dois quilômetros à frente, entrar à direita. A referência é o Campo de Instrução de Gericinó.

Acesso: Para ter acesso ao Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense durante o Campeonato Sul-americano e a etapa da Copa do Mundo, os jornalistas deverão apresentar seus crachás funcionais na entrada da instalação e se dirigir para a Sala de Imprensa, para receber sua respectiva credencial.

Carabina de Ar 10M – Feminino: 1º – Cecília Elena Zeid (ARG) – 492,1 | 2º – Roberta Cabo (BRA) – 487,2 | 3º – Diana Cabrera (URU) – 481,1.

Declarações.: Cecília Elena Zeid (ARG) - “Estou muito contente com este resultado. As instalações são espetaculares, são as melhores da América do Sul”.

Roberta Cabo (BRA) - “Estas competições vão incentivar o tiro esportivo feminino. Meu exemplo é o Júlio Almeida, que tem conseguido grandes vitórias. Quando tenho alguma dificuldade ou penso em desistir, olho para ele e vejo que é possível chegar lá”.

Diana Cabrera (URU) - “Estou contente por dar uma medalha para o meu país, mas o resultado poderia ser melhor. Este estande de tiro é lindo, gostaria de ter um assim no Uruguai”.

Pistola 50m– Masculino.: 1º – Júlio Almeida (BRA) – 639 | 2º – Vladimir Silveira (BRA) – 637,4 | 3º – Gustavo Fruet (BRA) – 636,9.

Declarações.: Júlio Almeida (BRA) - “Foi um excelente resultado, não estava esperando ganhar. Agora tentarei repetir o desempenho na etapa brasileira da Copa do Mundo”.

Vladimir Silveira (BRA)- “Esperava ficar em primeiro, pois estava preparado. Mas no tiro esportivo qualquer deslize complica. Em uma das sequências acabei perdendo a confiança e isso abala a concentração” .

Gustavo Fruet (BRA) - “Só consegui este resultado no último tiro. Estava inseguro, mas acabei ficando feliz com o terceiro lugar. Este estande é excepcional, um dos melhores do mundo”.

Pistola 25m – Feminino.: 1º – Ana Luiza Mello (BRA) – 765,5 | 2º – Mariana Tessinari (BRA) – 748,5 | 3º – Maria Cecília Bettisch (BRA) – 733,7.

Declarações.: Ana Luiza Mello (BRA) - “Foi uma prova tranqüila. Esperava um desempenho melhor nos tiros de precisão, mas acabei conseguindo o resultado. Esta competição vai incrementar o tiro feminino, principalmente por ser disputada em condições tão boas, em um estande de nível internacional”.

Mariana Tessinari (BRA) - “Foi meu primeiro Sul-americano e a medalha de prata foi uma grande conquista. Na próxima, vou tentar ficar menos nervosa. Tenho certeza de que o tiro feminino vai crescer no Brasil e teremos representantes nos próximos Jogos Olímpicos”.

Maria Cecília Bettisch (BRA) - “O resultado foi uma boa surpresa. Terminei a fase classificatória em sexto e não entrei na final com expectativa de melhorar. Por isso, acabar em terceiro foi ótimo”.

Carabina deitado 50m – Masculino.: 1º – Pablo Alvarez (ARG) – 685,4 | 2º – Samuel Lopes (BRA) – 685,2 | 3º – Cassio Rippel (BRA) – 685,1.

Declarações.: Pablo Alvarez (ARG) - “Estou muito contente. Na hora, apenas tratei de atirar o melhor possível e assim pude conseguir este feito. Não vou a Pequim, mas espero conseguir o índice olímpico para Londres 2012”.

Samuel Lopes (BRA) - “Participar deste Sul-americano é muito legal, principalmente por causa da rivalidade esportiva entre os países. Além disso, estamos competindo em um dos melhores estandes do mundo e isso nos enche de orgulho”.

Cassio Rippel (BRA) - “A competição foi excelente. Meus tiros não entraram no início, mas depois me recuperei. A idéia de abrir a competição para atletas de fora da América do Sul foi ótima. Competir ao lado de medalhistas olímpicos ajuda a elevar o nível do tiro brasileiro. O intercâmbio é sempre importante”.

Programa da competição.: 18/03: 9h – Carabina de ar 10m – Masculino | 9h – FINAL - Pistola de Fogo Central 25m e Pistola 25m (Júnior) – Masculino | 9h – FINAL - Carabina deitada 50m – Feminino | 9h – FINAL – Double Trap – Masculino | 11h30 – Pistola de ar 10m – Feminino | 11h30 – Cerimônia de premiação - Carabina deitada 50m (Feminino) e Double Trap (Masculino) | 13h15 – FINAL – Carabina de ar 10m – Masculino | 14h30 – FINAL – Pistola de ar 10m – Feminino | 16h – Cerimônia de premiação - Carabina de ar 10m (Masculino) e Pistola de ar 10m (Feminino). || 19/03: 9h – Pistola de ar masculino 10m – Masculino | 9h - Carabina Três Posições 50m – Masculino | 11h - Pistola de ar masculino 10m – Masculino | 11h30 – FINAL – Pistola de ar 10m – Masculino | 13h – FINAL – Carabina três posições 50m – Masculino | 16h – Cerimônia de premiação. || 20/03: 9h – Pistola de Tiro Rápido 25m – Masculino | 9h – Carabina três posições 50m – Feminino | 9h – Trap – Masculino e Feminino | 12h – FINAL – Carabina três posições 50m – Feminino | 13h – FINAL - Pistola de Tiro Rápido 25m – Masculino | 14h – Pistola Standard 25m – Masculino | 16h – FINAL – Trap - Feminino | 16h – Cerimônia de Premiação. || 21/03: 9h – Trap - Masculino | 14h30 - FINAL – Trap – Feminino | 15h30 – Cerimônia de Premiação. 22/03: 9h – Treinos – Skeet | 23/03: 9h – Skeet – Masculino e Feminino | 16h30 – Final – Skeet – Feminino. || 24/03: 9h – FINAL – Skeet – Masculino | 14h – Cerimônia de premiação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira