Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2017 - 07:58

Chineses tem modo regionalista e muito próprio de fazer negócios

A China, maior parceiro comercial do Brasil, tem papel fundamental para o empresário que pretende internacionalizar sua atuação. Mas existem muitas peculiaridades para fazer negócios naquele país.

“Os chineses preferem desenvolver negócios e implementar parcerias com os que têm identificação e apreço por costumes e aspectos culturais do país e de seu povo”, afirma Leonardo Freitas, sócio-fundador da consultoria americana Hayman-Woodward, especialista em expatriação de pessoas físicas e jurídicas e desenvolvimento de negócios nos Estados Unidos. Por isso tem uma característica mais regionalista nas negociações comerciais.

De acordo com Freitas, a confiança é a base para a realização de bons negócios. Relações calcadas na confiança demonstram responsabilidade mútua e reciprocidade para os chineses. “Os empresários chineses preferem fazer negócios com quem já conhecem ou com os que são recomendados por pessoas de seu círculo mais próximo e em quem confiam”, afirma.

Se não existe nenhuma conexão em comum, as chances de um negócio bem-sucedido ser concretizado podem ser reduzidas. Mas isso não significa que uma relação de confiança não possa ser construída. Ela tanto pode como deve ser construída, mas não é algo tão imediato. Exige principalmente tempo, dedicação e aprendizado.

Na verdade, Freitas comenta que os chineses em suas relações comerciais não buscam apenas negociadores, querem ter parceiros de longo prazo. “Dentro dessa cultura de negócios é bastante comum perguntas pessoais durante a fase inicial de conversação entre executivos, uma etapa importante para se estabelecer um contato mais próximo com um possível parceiro de negócios”, comenta.

Paciência também é algo importante: “os chineses estão sim focados em resultados, mas estão mais voltados para o longo prazo”, afirma Freitas. Ele complementa explicando que eles dedicam o tempo que for necessário para construir uma relação de negócios duradoura. Portanto se faz necessário adotar uma postura menos agressiva, comercialmente falando, e inquieta para conquistar a confiança e concretizar bons negócios ao longo do tempo.

Um outro ponto importante para conquistar a simpatia dos interlocutores é se familiarizar com o mandarim, a língua oficial. “Mesmo que não conheça nada sobre o idioma é recomendável assimilar palavras básicas, como um cumprimento ou um agradecimento”, recomenda. Essa atitude é sempre vista com simpatia e uma tentativa concreta de se inserir no contexto local.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira