Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 11:15

Emprego na indústria catarinense aumenta 1,07% no bimestre

Florianópolis(SC) – A indústria de Santa Catarina acelerou a criação de empregos em fevereiro. A pesquisa Emprego Industrial em SC, divulgada nesta segunda-feira (17) pela Federação das Indústrias (FIESC), aponta aumento de 1,07% no acumulado do primeiro bimestre no número de postos de trabalho registrados pelas 354 médias e grandes indústrias que participam do levantamento. No grupo de empresas pesquisadas, foram criados 742 empregos no mês de janeiro e outras 1.621 vagas em fevereiro.

O incremento ficou um pouco abaixo do bom resultado do primeiro bimestre de 2007, quando o número de empregados com carteira assinada cresceu 1,25%. No acumulado de 12 meses até fevereiro, os empregos tiveram desempenho positivo de 3,91%, com a abertura de 8.401 vagas entre as grandes e médias indústrias ouvidas pela FIESC.

O maior número de admissões ocorreu nos setores de produtos alimentícios e bebidas (mais 676 empregos e alta de 1,12%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (415 vagas e aumento de 2,46%) e produtos têxteis (226 novos postos de trabalho, com avanço de 1,01%).

O aumento do contingente de trabalhadores no setor de alimentos se manifestou por vários motivos: aquecimento do segmento pesqueiro, com a volta dos barcos que estavam parados desde novembro para o defeso da sardinha; contratação de pessoal por uma empresa de grande porte para atender a demanda de um produto destinado ao Japão; aumento de demanda e substituições de pessoal. Já o setor têxtil aumentou as contratações, principalmente em fevereiro, atender o crescimento da demanda interna.

O segmento que apresentou maior redução no nível de emprego foi o moveleiro, com a demissão de 172 trabalhadores no bimestre, uma queda de 2,74% entre as empresas pesquisadas. | Site:www.fiescnet.com.br

Confira na tabela abaixo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira