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18/03/2008 - 11:20

Multicoisas traça paralelo entre loja de shopping e de rua

Quando uma pessoa decide investir no próprio negócio, muitas dúvidas pairam sobre o ramo, modelo de negócio e tipo de loja que melhor combinam com seu perfil e necessidade. Para ajudar esse novo empreendedor, a rede Multicoisas acaba de fazer um levantamento que traça as características e vantagens de lojas de shopping e de lojas de rua, dentro do seu modelo de negócio.

Com 23 anos de atuação no mercado de franchising, a rede possui atualmente 24 lojas em centros comerciais e 37 lojas de bairro. Segundo o diretor de marketing e expansão da rede, Luis Henrique Stockler, por mais que sejam lojas operadas dentro do sistema de franquia e do mesmo ramo de atuação, elas apresentam características intrínsecas ao seu perfil.

O levantamento partiu das experiências de três franqueados da rede, Elias Melhado Martinez, que gerenciou a loja de rua de Goiânia e hoje está à frente da unidade do Shopping Continental, em São Paulo; Lissele Costa, com duas lojas em Curitiba, sendo uma de cada perfil; e Celso Fabian Iwankiw, também com duas lojas, uma de cada perfil, em Londrina.

Entre os pontos apurados estão o mix ofertado, o perfil do público, a taxa de conversão, o valor de investimento e o prazo de retorno, conforme segue: 1. Mix ofertado - Com produtos voltados para reparos domésticos, bricolagem e acessórios para casa, a diferenciação entre loja de shopping e loja de rua começa, justamente, pelo mix de produtos ofertados. Na loja de shopping, o franqueado tem a oportunidade de explorar mais os utensílios para o lar, tornando-a uma loja atraente, já que a conquista desse cliente começa pela vitrine. Na loja de rua, as ferramentas, itens hidráulicos, elétricos e ferragens, conhecidos como ‘produtos missão’, voltados para os pequenos reparos e soluções, são os que ganham destaque. Isso porque o público visitante sabe exatamente o que quer, por serem vizinhos e visitantes assíduos da unidade.

2. Público-alvo - A loja de shopping, em geral, tem o cliente em sua porta, portanto independe de ações e esforço externo do franqueado para formar a carteira, contudo, depende das ações do próprio shopping para aumentar a base. É o tipo de loja que faz com que o cliente se depare com necessidades até então não conscientes, momento em que a equipe e a gerência de loja precisam estar bastante treinadas para criar situações envolventes, com foco na conversão das vendas.

Já o cliente da loja de rua a procura mais pela necessidade do que pela curiosidade. Essa objetividade exige uma postura focada no chão de loja, para garantir um atendimento personalizado, além de um trabalho de divulgação e de corpo-a-corpo com os clientes da área primária (vizinhos) mais amplo, com foco na fidelização. Tudo para se tornar uma loja de serviços e conveniência reconhecida e lembrada.

3. Taxa de conversão - Apesar da loja de shopping apresentar um fluxo maior de pessoas, a taxa de conversão em vendas depende da criatividade e da abordagem feita junto ao cliente. Ambientação, pilhas promocionais, demonstrações, acessibilidade, layout e iluminação são fatores que contribuem para envolver e estimular o consumidor, que, em geral, está ali apenas passeando ou fazendo hora para ir a uma sessão de cinema, por exemplo.

Em contrapartida, o fluxo nas lojas de rua é menor, mas após o trabalho de fidelização, o cliente-vizinho retorna com mais freqüência e ainda ajuda a divulgá-la para o seu círculo de relacionamento. Nesse caso, a conversão acontece com mais facilidade.

4. Investimento e resultados - Além do período de maturação, no caso de novos centros comerciais, o custo de implantação e operação são maiores, mas o ponto de equilíbrio é alcançado em poucos meses. A vantagem é que o negócio se torna menos arriscado, mas o prazo para retorno equivale-se ao da loja de rua, de 36 a 48 meses.

A loja de rua, por sua vez, requer um investimento mais baixo, mas depende de uma boa escolha do ponto-de-venda, exige maior flexibilidade em relação a operação no dia-a-dia, com um período maior para atingir o ponto de equilíbrio e se tornar rentável. Entretanto, quando atinge passa a dar bons resultados.

Perfil da Multicoisas - A primeira Multicoisas surgiu em 1984, em Campo Grande. Criada pelo casal Lindolfo e Elza Martin e baseada na experiência da Multicasa, a empresa passou a ser reconhecida como sinônimo de qualidade e eficiência na comercialização de materiais para reparos domésticos e prediais, além de ofertar acessórios e utilidades para o uso cotidiano. Seu conceito apresenta a conveniência do auto-serviço, com orientação personalizada, e a filosofia “faça você mesmo”.

Hoje a empresa está presente em Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

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