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CANAIS

21/02/2017 - 07:54

Vendas digitais do Magazine Luiza crescem 32% em 2016

Canais online representam quase um quarto do faturamento total da companhia, que atingiu 11,4 bilhões de reais no ano. No quarto trimestre de 2016, e-commerce do Magazine Luiza cresceu mais de 40%. Aplicativo de vendas para smartphone já tem mais de 4,5 milhões de downloads.

São Paulo — O Magazine Luiza (BMF&Bovespa: MGLU3), uma das maiores redes de varejo do Brasil, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal de 2016.

Em 2016, o faturamento bruto do Magazine Luiza cresceu 8,3%, atingindo R$ 11,4 bilhões. O lucro líquido totalizou R$ 86,6 milhões, revertendo um prejuízo de R$ 65,6 milhões, registrado um ano antes.

O resultado positivo é fruto da combinação de gestão disciplinada e foco na estratégia digital do Magazine Luiza, que passa pelo processo de transformação de companhia tradicional com uma operação de e-commerce para empresa digital, com pontos físicos e calor humano. Em 2016, os canais digitais do Magazine Luiza representaram 24% das vendas totais. Nos 12 meses do ano, o e-commerce cresceu 32,2%. No quarto trimestre, quando ocorreu a melhor Black Friday da história da companhia, a expansão foi de 41%. No mesmo período – entre outubro e dezembro – a participação das vendas digitais no total do faturamento atingiu 26%, um recorde histórico.

Destaque entre os canais digitais, o aplicativo de vendas mobile do Magazine Luiza ultrapassou a marca de 4,5 milhões de downloads. Com os incentivos do frete grátis e das compras com um toque, o app ultrapassou o volume de vendas do site da empresa, em datas como Black Friday.

O ano também marcou a entrada do Magazine Luiza no mundo dos marketplaces. Em 2016, a empresa adicionou mais de 80 mil itens (SKUs) de parceiros ao site do Magazine Luiza. Categorias — como pets, jóias, livros, bebidas e alimentos – foram incorporadas. Entre os parceiros do Magazine Luiza no marketplace estão Multi-Ar, Whirlpool, Empório da Cerveja, Toymania e Multishop, entre outros. Em 2017, o marketplace da companhia deve ser significativamente ampliado.

O processo de digitalização envolve as 800 lojas físicas da rede. Em 2016, todos os vendedores usam o aplicativo para smartphone Mobile Vendas, que permite uma redução significativa do tempo de atendimento e oferece à força de vendas informações sobre produtos e clientes. Em cerca de 150 lojas, já é possível fazer pagamentos pelo sistema Mobile Pinpad, que dispensa a ida aos caixas.

As vendas de celulares foram incentivadas com a introdução do serviço de buy-back, no qual o aparelho usado do cliente serve como parte do pagamento na compra de um novo. Além disso, as lojas ganharam novos serviços digitais como a venda de cartões de conteúdo para plataformas como Netflix, Google Play e para games. O serviço pago Lu Conecta instala aplicativos e configura itens conectados comprados na rede.

No ano passado, o Retira na Loja, sistema que permite que o cliente retire o produto comprado no site ou app seja retirado no ponto físico mais próximo, chegou em 100% das lojas do Magazine Luiza.

Essas tecnologias foram desenvolvidas pelo próprio Magazine Luiza. O Luiza Labs, laboratório de inovação da empresa, conta com mais de 100 engenheiros e especialistas dedicados ao desenvolvimento de soluções como o social commerce Magazine Você, o Clube da Lu, que oferece descontos a clientes cadastrados e a lista de presentes digital Quero de Casamento.

Atualmente, os desenvolvedores do Luiza Labs trabalham em projetos como o atendimento no modelo Chatbot da Lu, personagem símbolo do Magazine Luiza, e em tecnologias de ponta, como internet das coisas.

Destaques do ano: Ganho consistente de participação de mercado — O e-commerce do Magazine Luiza cresceu. A empresa atingiu a marca de 4,5 milhões de downloads em seu aplicativo de vendas mobile.

A empresa registrou aumento da margem bruta, diluição significativa das despesas operacionais e forte crescimento do Ebitda e do lucro líquido. Além de melhora no capital de giro, geração de caixa operacional e redução do endividamento líquido.

No ano, mais de 80 mil SKUs foram incorporados ao MarketPlace do Magazine Luiza. Categorias como produtos para pets, jóias, livros, bebidas e alimentos passaram a ser vendidas virtualmente.

A empresa atingiu a marca de 800 lojas físicas — O sistema de retirada em lojas de produtos comprados pelos canais digitais da empresa chegou em 100% dos pontos físicos.

Crescimento da participação de novos canais digitais nas vendas totais da companhia: Época Cosméticos, Clube da Lu, Quero de Casamento, entre outras.

Magazine Luiza — Prestes a completar 60 anos de história e tendo como missão a democratização do consumo, o Magazine Luiza é uma das maiores empresas brasileiras do setor de varejo.

Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da BM&FBovespa. Nos últimos anos, fez 13 aquisições, consolidando sua presença nacional. Atualmente, o Magazine Luiza emprega cerca de 20 mil funcionários e possui um total de 800 lojas – físicas e o site. Seus canais digitais já são responsáveis por cerca de 25% do faturamento total. E as operações físicas e virtuais passam por constante processo de integração.

Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios. Há 19 anos, está entre as melhores empresas para trabalhar nos rankings da revista VocêSA e do Great Place to Work Institute.

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