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21/02/2017 - 07:54

FGV Direito Rio integra calouros em sessão exclusiva da peça Antígona


Encenação foi seguida de debate e de um júri simulado pelos alunos.

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV) integrou seus calouros de um modo diferente neste ano. Os estudantes participaram de uma sessão exclusiva da peça Antígona, encenada no Teatro Poeirinha por Andréa Beltrão, sob a direção de Hamir Haddad.

A tragédia de Sófocles, que conta a luta de Antígona contra seu tio Creonte para enterrar o seu irmão em Tebas, foi tema de debate entre os estudantes e os artistas. Segundo o coordenador de graduação da FGV Direito Rio, Thiago Bottino, a atividade buscou integrar os calouros, ampliando o horizonte cultural dos jovens.

“Essa peça trata de temas atuais. Um dos aspectos presentes na peça é o embate entre a ‘Lei Divina’ e a ‘Lei dos Homens’. E, hoje, quando discutimos o aborto ou o uso de células-tronco, nos deparamos com esses mesmos questionamentos”, acrescentou o professor da FGV Direito Rio.

A FGV Direito Rio enviou, com antecedência, o texto para que os alunos se inteirassem do enredo do drama. Ao final da encenação, realizada no dia 15, dois voluntários da FGV Direito Rio subiram ao palco e houve um debate conduzido pelo diretor da peça. Um aluno defendeu Antígona e outro apresentou os argumentos de Creonte.

Para a estudante Camila Teixeira, a atividade foi uma forma surpreendente de integração, pois através do debate travado no final da peça com Andréa Beltrão e Amir Haddad, foi possível conhecer o olhar crítico dos novos alunos da FGV Direito Rio.

“Geralmente, a integração dos estudantes é feita com o trote, que tem um viés social. Nesta atividade, pude ver a forma como meus colegas pensam o Direito. Foi sensacional”, acrescentou a jovem.

Já Bernardo Rubião, que defendeu no palco a postura de Antígona, salienta a metodologia do debate como um dos principais ganhos para a formação dos futuros advogados. “Os conflitos jurídicos presentes na peça são atemporais. Foi genial discutir com meus colegas e apresentar os argumentos. Acredito que essa metodologia de estímulo ao debate enriquece nossa formação”, completou o calouro da FGV Direito Rio.

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