Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2017 - 07:04

Banco de Sangue Serum realiza campanha de doação para o Carnaval

Nesta época do ano a estimativa é de que a queda seja de até 40% nas doações.

Neste Carnaval o Banco de Sangue Serum, localizado no centro do Rio, entra em alerta devido à alta queda nas doações e ao aumento da demanda no período. Para ajudar a minimizar o problema, a unidade realiza uma campanha especial para a doação de sangue antes e durante o período, com funcionamento normal no sábado, na segunda (apenas para doação por aférese) e na quarta-feira de cinzas, das 8h às 16h, fechando apenas no domingo e na terça-feira.

A estimativa do Banco de Sangue é de que tenha ocorrido queda de aproximadamente 40% nas doações nos últimos dias. O objetivo da campanha, portanto, é atrair doadores para reforçar o estoque no período do Carnaval, época em que a demanda sobe consideravelmente em razão do aumento do número de acidentes nas estradas envolvendo vítimas.

O gerente de captação Vinícius Queiroz explica a importância dessas ações especiais. “A época de Carnaval exige maior atenção dos profissionais da área da saúde, pois muitas pessoas viajam para aproveitar o feriado e se esquecem de doar sangue. Fazemos a campanha para atender a todos os pacientes e não deixar os hospitais prejudicados”, diz. Queiroz ainda ressalta que o Carnaval é um momento alegre e de festividade, época ideal para fazer uma boa ação. “Devemos lembrar que doar sangue é um ato de amor. As pessoas podem ajudar a salvar vidas com essa simples atitude”, afirma Vinícius.

Cerca de 15 minutos e uma leve picadinha indolor já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro (próximo aos Arcos da Lapa).

O que é doação por aférese — O procedimento de coleta por aférese consegue retirar apenas as plaquetas do sangue, separando os componentes por meio de centrifugação, que retém a parte das plaquetas e retorna os demais componentes do sangue para o doador. Dessa forma, a quantidade de plaquetas obtida é, em média, 7 vezes maior do que se conseguiria em uma doação normal.

O processo de doação dura cerca de 90 minutos. O doador é conectado à máquina de aférese por meio de punção venosa. A doação pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

As plaquetas são importantes no tratamento de diversas doenças e usadas por pacientes com câncer, anemias e sujeitos a quimioterapias e radioterapias, por exemplo.

Para doar, basta ter entre 16 e 65 anos, pesar acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas, não ter feito uso de medicamentos que contenham Ácido Acetilsalicílico nos últimos sete dias e estar bem de saúde. No caso das mulheres, somente as nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas por aférese.

Veja como é fácil doar — Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue Serum atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro atendendo aos hospitais públicos e privados da região e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de 18 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira