Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2017 - 07:37

Respeito aos Direitos Humanos: o Grupo PSA é o 2º colocado entre 3 mil empresas analisadas no mundo

Pela Vigeo-Eiris e o primeiro na França.

Paris — Com uma nota de 81/100 frente a uma média geral de 32/100, o Grupo PSA se posiciona no pódio da classificação internacional efetuada pela agência de risco não financeiro Vigeo-Eiris, sobre o tema dos Direitos Humanos. Três mil empresas de 35 países foram analisadas entre setembro de 2014 e setembro de 2016 no âmbito desse estudo.

Esse lugar no pódio reflete o reconhecimento do compromisso de longa data do Grupo em prol do respeito dos Direitos Humanos em todos os países onde está presente. Desde 2003, o Grupo se empenha em promover os princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, fortemente inspirados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Grupo PSA decidiu associar a essa iniciativa, no plano internacional, todas as suas entidades, mediante a assinatura, em 2006, de um Acordo-Quadro Mundial sobre a Responsabilidade Social da empresa. Este acordo constitui um compromisso firme e público do Grupo no sentido de respeitar os direitos humanos fundamentais. Ele faz referência às convenções da Organização Internacional do Trabalho. O acordo foi negociado com as duas federações sindicais internacionais do setor de atividade, IndustriALL Global Union e IndustriAll Europa, associando 90 organizações sindicais atuantes dentro do Grupo.

As exigências do Acordo-Quadro são contratualmente extensivas aos parceiros, distribuidores e fornecedores do Grupo. Assim, ao assinar a carta “fornecedores responsáveis”, os fornecedores do Grupo se comprometem, entre outros, a não recorrer ao trabalho forçado ou compulsório e nem ao trabalho infantil.

O Grupo PSA realiza uma avaliação da aplicação do Acordo graças a um dispositivo estruturado que inclui um processo anual de auditoria. Por sua vez, a IndustriALL e todas as organizações sindicais exercem uma vigilância constante e têm a responsabilidade de denunciar as não conformidades. O Grupo PSA se compromete a analisar os recursos e as reclamações manifestadas.

Xavier Chéreau, diretor Mundial de Recursos Humanos, disse: “Nosso Acordo-Quadro Mundial traduz nossa vontade de perenizar e reforçar o compromisso do Grupo em prol do respeito aos Direitos Humanos. Este acordo nos obriga e nos compromete. Ele constitui uma ferramenta eficiente de detecção e resolução das deficiências, graças a um dispositivo de alerta acessível aos nossos stakeholders externos”.

Perfil — A Vigeo-Eiris é uma agência de risco especializada na avaliação das iniciativas, práticas e resultados ligados às questões ambientais, sociais e de governança das empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira