Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2017 - 07:51

Fecomércio RJ comenta decisão do Copom

Conforme expectativas de mercado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu por um corte de 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros da economia — para 12,25% ao ano. De acordo com índice da própria autoridade monetária, a economia do país recuou 4,34 % em 2016. Já o IBGE mostra que o consumo das famílias contraiu 4,65% entre o primeiro e o terceiro trimestre do mesmo ano.

Reformas que permitirão situação fiscal mais favorável aliadas a uma inflação mais baixa — que em janeiro passado registrou menor índice para o mês desde 1980 e expectativas de que encerre 2017 dentro da meta — abrem espaço para a continuidade da queda dos juros.

A Fecomércio RJ defende, portanto, a redução dos juros no país. Mesmo em meio aos recentes cortes na Selic, dados do Banco Central apontam que em 2016 houve encarecimento do crédito e aumento do spread bancário – para Pessoas Físicas (5,3 p.p.) e Jurídicas (1,2 p.p.). O corte das taxas de juros, ao reduzir o custo da tomada do crédito, é fundamental para a retomada do consumo, do investimento, do emprego e atividade econômica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira