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24/02/2017 - 08:45

WebRadar lança novos produtos de Big Data Analytics no Mobile World Congress 2017

Companhia carioca participa pela segunda vez do maior evento de Telecom do mundo.

A WebRadar, empresa brasileira de Big Data Analytics para gerenciamento de IoT (Internet das Coisas), estará presente pela segunda vez no Mobile World Congress (MWC), maior evento mundial de Telefonia, que acontece em Barcelona, entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março. A empresa vai anunciar o lançamento de dois novos produtos na feira como parte de sua estratégia de internacionalização.

O primeiro produto a ser lançado no evento é o Conatus, uma plataforma que aumenta a capacidade de processamento de dados dos serviços de BDA em até cem vezes e incrementa a velocidade desse mesmo processamento em até dez vezes se comparado ao sistema atual.

A tecnologia passa a ser escalável em petabytes, sendo capaz de ingerir até 3 milhões de eventos por segundo. Para se ter uma ideia deste valor, uma operadora celular de larga escala é capaz de gerar 1 bilhão de evento por dia, ou seja cerca de 11,5 milhões de eventos por segundo.

O Conatus¹ também evoluiu nos algoritmos de inteligência artificial e de rede neurais, melhorando significativamente a precisão dos algoritmos de geolocalização e de geração de insight para tomada de decisão.

A plataforma utiliza a tecnologia conhecida como Streaming Process, que é capaz de realizar o processamento, aplicando técnicas de datamining e inteligência artificial, ao mesmo tempo em que a informação está sendo armazenada na nuvem.

“Alcançamos um patamar ainda mais alto do que já estávamos na prestação de serviços de Big Data e IoT. Poderemos processar um volume de dados maior e em menos tempo. Quem mais ganha com isso é o cliente, pois ele terá à disposição a possibilidade de tomar decisões ainda mais rápidas acerca do seu negócio”, conta Adriano da Rocha Lima, CEO da WebRadar.

O novo sistema permite que se trabalhe com um volume de hardware reduzido, dependendo do projeto, o que implica em uma redução de custo para o cliente. Outra vantagem, do ponto de vista de maquinário exigido para rodar o Conatus, é a sua flexibilidade. Ele permite que qualquer projeto seja escalável. Quer dizer, tem capacidade para atender um número crescente de clientes e ampliar a quantidade de hardwares envolvidos por projetos. “Essa tecnologia, por si só, não exige que se utilize super processadores. O trabalho pode ser executado usando diversos clusters dotados de processamento comum”, explica o executivo.

Tecnologia de geoinformação — O segundo produto que será apresentado em Barcelona é o Hot Spot, um software de planejamento micro celular que utiliza tecnologia de geoinformação para realizar diagnósticos territoriais e dar subsídios nas tomadas de decisão.

A partir da análise da utilização das redes de celulares pelos usuários e geoinformações, a solução Hot Spot auxilia no planejamento de novos pontos de cobertura e melhoria de qualidade do serviço prestado pela operadora.

A solução correlaciona informações provenientes de diversas fontes, como dados estatísticos do IBGE, mapas, entre outros, com a informação gerada pelo algoritmo especialista do Hot Spot. O software permite ainda que o cliente possa inserir novos dados para serem correlacionados a fim de apurar ainda mais as suas análises.

“Além de Telecom, o Hot Spot tem potencial para ser uma ferramenta de tomada de decisão também para outros diferentes mercados comobancos, empresas de diversos segmentos como alimentício, logística, petróleo e afins”, explica Marco Vieira, Gerente de Novos Produtos, Pesquisa e Inovação que lembra que parte do sistema funciona com o processamento de outra ferramenta da WebRadar, o Conatus.

WebRadar —Fundada em 2008 no Rio de Janeiro, a WebRadar é um dos principais players globais de soluções de BDA (Big Data Analytics) para gerenciamento de IoT (Internet das Coisas). A empresa possui sede no Brasil e presença na Ásia, África, Estados Unidos, Canadá, Europa e Oriente Médio. Tem como investidores estratégicos a Intel Capital, a Qualcomm Ventures, a DGF Investimentos e a Citrix, além de manter parcerias estratégicas com a University of Massachusetts Amherst, UCLA, UFF e UFRJ para o desenvolvimento de ações e projetos de inovação, bem como consultorias.

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