Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2017 - 09:02

Carnaval sem assédio

Seis em cada dez homens acham que poderiam melhorar sua postura em relação às mulheres. Pesquisa “O Papel do Homem na Desconstrução do Machismo”, realizada pelo Instituto Avon, revela que 31% dos homens dizem que gostariam de não ser machistas, mas não sabem bem como agir.

São Paulo — O machismo e o assédio são recorrentes durante todo o ano, mas durante o Carnaval, com a falsa sensação de que "tudo é permitido", diversos atos de violência contra a mulher se tornam ainda mais evidentes.

Apesar de 59% das pessoas concordarem que todas as mulheres devem ser respeitadas, não importa sua aparência nem seu comportamento, na prática a maioria ainda tolera costumes e situações de violência contra a mulher. É o que revela a pesquisa “Instituto Avon / Locomotiva: O papel do homem na desconstrução do machismo”. A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.800 pessoas com mais de 16 anos, no período de 12 a 24 de outubro de 2016, em 70 municípios de todas as regiões do país.

“O estudo revela que 78% das pessoas não interferem em briga de casal ou interferem apenas se houver algum tipo de violência extrema, e 27% acreditam que, em alguns casos, a mulher também pode ter culpa por ter sido estuprada. Estes dados mostram que mesmo concordando que o machismo é algo negativo (79%), as pessoas ainda não mudaram a sua atitude em relação à violência contra a mulher”, explica Daniela Grelin, gerente sênior do Instituto Avon.

A pesquisa revela 24% dos homens não tem coragem de ficar defendendo as mulheres no meio de outros homens, e 43% afirmam que em um grupo de homens no WhatsApp, pega mal reclamar porque o amigo compartilhou foto de mulheres nuas. O estudo também mostra que apesar de 87% concordarem que ao menos parte da população é machista, apenas 24% das pessoas se consideram machistas.

De acordo com outra pesquisa do Instituto Avon, divulgada em 2014, mostra que 79% das jovens brasileiras já foram assediadas, receberam cantadas ofensivas, violentas e desrespeitosas ou foram abordadas de maneira agressiva em festas ou em locais públicos. A pesquisa “Violência contra as mulheres: os jovens estão ligados?”, também revela que 44% das entrevistadas já foram assediadas ou tiveram o corpo tocado por um homem sem consentimento em festas. Além disso, 30% alegaram já terem sido beijadas à força.

Para 80% dos entrevistados, uma mulher ficar bêbada em uma festa é considerada uma atitude incorreta. Já para 68%, é errado que ela tenha relações sexuais no primeiro encontro. O estudo, realizado em 2014 com 2.000 mulheres e homens de 16 a 24 anos, nas cinco regiões do país.

As ações de responsabilidade social da Avon — A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2015, foram doados mais de US$ 1 bilhão em mais de 50 países para as causas que mais afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já investiu mais de R$ 137 milhões em 257 projetos e ações relacionados a essas causas no Brasil. |Instituto Avon: www.facebook.com/institutoavon

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira