Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2017 - 09:42

Mercantil do Brasil mantém expansão e resultado operacional positivo

Player diferenciado no mercado de bancos de varejo, a instituição alia eficiência, um olhar atento ao cliente e habilidade para identificar oportunidades.

Uma trajetória única em 74 anos de mercado, guiada pelo equilíbrio entre austeridade, visão de futuro e capacidade de adaptação às circunstâncias. O Mercantil do Brasil, único banco médio de varejo do país, mantém-se – mesmo em um cenário econômico desafiador — competitivo e bem-sucedido.

O banco apostou em um negócio descomplicado, eficiente e rápido em redirecionar as ações para que estejam cada vez mais próximas do que seu cliente precisa e deseja. E acertou. Em 2016, o MB alcançou um resultado operacional de R$ 70.68 MM. Isso revela não apenas uma operação bem realizada, efetiva, com aperfeiçoamento constante, mas também o quanto os seus clientes, controladores e investidores acreditam na instituição. Em outras palavras, os números confirmam a habilidade do banco de se reinventar, criando formato próprio de atuação, sem perder de vista uma gestão responsável dos recursos. Exemplos disso: o exercício constante de analisar os gastos e a capacidade de lançar novos produtos que falam a linguagem de seu público.

Observador perspicaz, focado no comportamento da economia e dos clientes, o Mercantil do Brasil reforça sua crença de que o novo é sempre desafiante ao investir em um modelo de negócio diferenciado. Isso inclui a expansão de sua rede física, criada exclusivamente para o relacionamento com beneficiários do INSS – público prioritário do Banco.

No último ano, foram abertos 36 pontos de atendimento, parte do total de 64 previstos para o período de 2015 a 2017, nas regiões mais importantes para a instituição (Minas Gerais e interior de São Paulo). Nesse contexto, o MB trabalha para garantir a eficiência nos seus atendimentos e vê crescer sua base de clientes qualificados. A taxa de conversão dos beneficiários com perfil para se tornarem correntistas está na casa de 80%, e o índice de satisfação em 83%. Ponto para o atendimento diferente e próximo.

Enquanto o banco se torna maior, a equipe persegue o propósito de torná-lo mais forte ao manter a rentabilidade e, assim, a perenidade do negócio. Resultado: o recuo de 11,1% nas despesas administrativas, na passagem de 2015 para 2016. O lucro líquido ficou em R$ 18.3 MM, e o Índice de Basiléia subiu para o patamar confortável de 14,6%.

De acordo com o diretor executivo Financeiro, de Relações com Investidores e Marketing, Roberto Assumpção, as demonstrações financeiras confirmam que o Banco tem um histórico de evolução permanente e é rentável. “Temos trilhado um caminho único, com um olhar diferenciado para nosso negócio e nosso público, especialmente o beneficiário do INSS. Independentemente do contexto, mesmo com a situação econômica adversa, seguimos inovando, sem perder o equilíbrio”, afirma.

Dentre as novidades do ano passado, o MB registrou uma redução no custo de captação de CDB, em função da grande pulverização da carteira, impulsionada pelo lançamento de novo produto: o CDB Ganhe Todo Dia, que termina o ano com um saldo em torno de R$ 400 MM. A produção média mensal do novo produto de crédito pessoal com débito em conta também se destacou no período — cresceu 23% e superou a comercialização do crédito consignado.

Vale mencionar outra conquista que, mais uma vez, tem a ver com a confiança dos investidores: a captação de R$ 91 MM em Letra Financeira Subordinada (LFS), modalidade elegível para composição de capital de nível II do Patrimônio de Referência. “O volume indica nossa solidez, tradição e credibilidade no mercado”, argumenta Assumpção.

Se fosse possível sintetizar a vocação do banco para traçar paralelos entre o próprio negócio e as necessidades do mercado, essa síntese seria o Banco Mercantil de Investimentos, que teve substancial aumento de capital em 2016, resultado de uma decisão madura e estrategicamente pensada. “Temos a expertise necessária e uma forma de atuação especializada, com foco em Minas Gerais, estado que tem um grande potencial a ser explorado. Não existem bancos com esse direcionamento em Minas Gerais. Os empresários mineiros tinham que recorrer aos bancos de investimento da avenida Paulista. Agora, contam com o BMI para acessar o mercado de capitais”, afirma o diretor executivo.

Enfim, para 2017 o plano é dar prosseguimento à expansão da base de correntistas e da capacidade de atendimento (estão previstas mais 25 novas unidades nas regiões consideradas prioritárias); manter a redução de custos e ampliar os investimentos da estrutura tecnológica. “O caminho é aliar a estratégia de expansão do negócio a uma cultura interna de eficiência operacional e de incentivo à inovação em todos os níveis da corporação”, completa Assumpção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira