Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2008 - 12:05

O potencial do WiMAX na América Latina

As discussões em torno de uma determinada tecnologia devem ser sempre guiadas por dois questionamentos centrais: quais são os seus benefícios para os usuários e qual o potencial de mercado existente para sua adoção sob o ponto de vista dos prestadores de serviço.

Em âmbito mundial, muito tem se falado sobre o emergente mercado de chips WiMAX, cuja demanda tende a ser puxada pelos dispositivos móveis. Mobilidade é hoje necessidade indiscutível para milhões de usuários, e a explosão dos aparelhos de telefonia celular é a maior prova disso, muito embora eles contemplem essencialmente voz, e não transmissão de dados.

Nessa mesma linha sobre a questão da mobilidade, uma recente pesquisa da In-Stat apontou que a combinação de WiMAX e Wi-Fi impulsionará a adoção da tecnologia WiMAX embarcada em notebooks. De acordo com a pesquisa, o mercado de chips WiMAX em PCs passará de US$ 27 milhões, em 2007, para US$ 500 milhões, em 2012.

Além disso, é fato que o objetivo do desenvolvimento de chips cada vez menores é colocar processadores mais potentes em dispositivos móveis. Em breve, computadores avançados já deverão vir com a tecnologia WiMAX embutida.

Passando o debate para a América Latina, os questionamentos citados no início do artigo tornam-se ainda mais pertinentes para justificar os motivos da adoção do WiMAX em larga escala. Os mercados de banda larga na América Latina já começam a entrar num estágio de maturidade, com quase 12 milhões de assinantes nos cinco países principais - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México – segundo dados recentes divulgados pela Frost&Sullivan.

Dessa forma, a tecnologia WiMAX surgiria como forte opção para o aumento da penetração dos serviços de banda larga. A estabilização da banda larga na região abre oportunidade para o WiMAX no que se refere ao atendimento de grandes parcelas da população que ainda não usufruem dos benefícios da Internet em alta velocidade.

Do ponto de vista dos prestadores de serviço, a tecnologia WiMAX apresenta importantes vantagens competitivas em relação a custos. O WiMAX oferece a possibilidade de alcançar um grande número de usuários sem precisar investir em infra-estrutura de cabeamento, que é cara e trabalhosa. Os custos de implantação de uma rede banda larga com a tecnologia WiMAX são sensivelmente menores, sem falar na possibilidade de oferta da portabilidade.

O WiMAX como conhecemos hoje, na chamada versão fixa ou nomadica, tende a cada vez mais se consolidar como uma excelente alternativa para o mercado corporativo, no atendimento a empresas de todos os portes. Nestes casos, é possível a abordagem de novos endereços com extrema agilidade, em ciclos que variam de um a quatro dias, oferecendo serviços que permitem a construção de redes virtuais privadas (VPNs) com priorização de tráfego de acordo com as aplicações dos clientes e velocidade de 2 até 20 Mbps. Tudo isto com uma relação custo-benefício que é a mais vantajosa em comparação às demais tecnologias disponíveis hoje.

O terreno para a ampla utilização do WiMAX na América Latina é fértil. As condições para as melhores formas de utilização da tecnologia estão se desenhando e, portanto, o marco regulatório de cada País precisa se apressar para definir as regras e não atrapalhar o avanço de um cenário que tem tudo para beneficiar milhões de pessoas.

. Por: Maurício Coutinho, presidente da Neovia .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira