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19/03/2008 - 11:38

Ministra do Turismo divulga o Brasil na China

Marta Suplicy também vai acompanhar ações para a realização dos jogos olímpicos de 2008, com interesse na preparação da Copa de 2014.

Brasília - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, estará na China entre os dias 20 e 28 de março para promover o Brasil como destino turístico. Também acompanhará os preparativos para os jogos olímpicos, tendo em vista o interesse do Brasil em se preparar para a Copa de 2014. No roteiro da viagem estão previstas reuniões com o vice-presidente da Administração Nacional de Turismo da China (China National Tourism Administration – CNTA), Du Jiang, com o vice-presidente Executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Beijing Olympic Committee for the Games of XXIX Olympiad - BOCOG), Yang Shu’an, e com a vice-presidente Senior da Air China, Zhang Lan. Marta também participará do Seminário de Promoção do Destino Brasil – “Brazil: Get to Know and Become a Fan”.

Antes e durante as Olimpíadas, o Ministério do Turismo realizará ações para divulgar o Brasil aos chineses. Serão seminários e rodadas de negócios com os operadores e agentes de viagens locais. Durante os jogos, será montada a “Casa Brasil”, um espaço com exposição de produtos brasileiros e criação de um ambiente para a realização de negócios.

“Os principais desafios a serem enfrentados para atrair turistas chineses são a distância geográfica e a falta de material de divulgação em mandarim. Por isso, recentemente, a Embratur editou o Guia de Destinos Turísticos Brasileiros em mandarim para atender a este público. Além disso, as ações para atrair estes turistas serão focadas no gosto que os chineses têm pela natureza, pela música e pelas festas populares do Brasil”, explica a ministra do Turismo, Marta Suplicy.

O mercado de turismo emissivo Chinês tem se caracterizado por apresentar um intenso crescimento nos últimos anos. O número de turistas saltou de 9 milhões, em 1999, para 34,5 milhões em 2006, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ainda de acordo com a OMT, a expectativa é que a China se torne o quarto país emissor de turistas em 2020, ficando atrás apenas de Alemanha, Japão e EUA.

Desde 2003, Brasil e China têm intensificado um processo de aproximação que já tem elevado o comércio entre os dois países em níveis históricos. Em novembro de 2004, os dois países assinaram o Memorando de Entendimento que inaugurou o intercâmbio turístico. Atualmente, 52 agências de viagens são credenciadas para trabalhar o mercado chinês. O acerto dessa iniciativa pode ser conferido no aumento significativo do fluxo de turistas chineses para cá. Mais que dobrou o número de visitantes de 2005 (18.017) para 2006 (37.656).

O Ministério do Turismo também deu início, em dezembro, a uma seleção de agências de turismo brasileiras interessadas em atuar na recepção de grupos de turistas chineses. O prazo para as agências enviarem a documentação solicitada se encerrou no dia 15 de fevereiro. O processo de seleção segue as exigências previstas no Memorando de Entendimento assinado com a CNTA, e o resultado será divulgado em 28 de março.

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